

Referência na TV baiana por celebrar a cultura, identidade e resistência negra, além de promover um importante debate sobre o racismo, o “Conversa Preta” chega à 6ª edição com novidades e uma programação especial. A nova temporada do programa da Rede Bahia estreia neste sábado, 8, logo após o Mosaico Baiano, e teve a curadoria da jornalista e comunicadora Val Benvindo.
Comandado por Luana Assiz, o primeiro episódio, que tem como tema central ‘Vim da Bahia’, terá como convidados Lazzo Matumbi, Edvana Carvalho e O Kanalha. Esse será “um forte encontro de gerações para falar sobre as experiências de pertencimento a essa Bahia diversa”, afirma Luana. Em sua análise, cada um dos convidados traz sua linguagem artística e, dentro dessa pluralidade, eles se conectam no entendimento de que a educação e a cultura são as ferramentas de transformação social que fortalecem a comunidade negra.
Uma das grandes novidades do Conversa Preta deste ano foi a gravação com plateia ao vivo, realizada no Goethe-Institut Salvador, no Corredor da Vitória, onde o público acompanhou discussões marcadas por arte, memória e representatividade, distribuídas em três temas centrais: “Vim da Bahia”, “Memória que Move o Futuro”, e “Corpos Pretos e Narrativas”.
Na linha “Memória que Move o Futuro”, a discussão foi conduzida por Vanderson Nascimento e irá ao ar no dia 15 de novembro. O apresentador, que está no programa desde sua primeira edição, destaca a importância do projeto para a construção de novas perspectivas. “O ‘Conversa Preta’ é a certeza de que estamos construindo um caminho diferente para as próximas gerações. Um programa feito exclusivamente por gente preta – da direção, passando pela edição, produção, repórteres e apresentadores – discutindo na TV aberta, em pleno sábado, pautas que interessam a todos, até quem não é preto”, conclui. Nascimento receberá a jornalista da Globo News, Flávia Oliveira; o autor e roteirista, Elisio Lopes JR; e a Deusa do Ébano, Lorena Bispo.
E o último episódio, previsto para ir ao ar no dia 22 de novembro, terá a condução de Luana Souza, que traz fortemente seu sentimento em relação ao projeto. “Fazer parte desse projeto, por mais um ano, é reafirmar o compromisso com a valorização das narrativas pretas e com a construção de espaços de escuta e representatividade. Neste episódio, teremos um diálogo potente com Will, Valdineia Soriano e Lucas Pizane sobre o papel dos projetos culturais e sociais na formação da juventude negra, os riscos das redes sociais e a importância de reencantar nossos jovens para as artes. A participação da plateia trouxe ainda mais força a essa troca, marcando um fechamento de temporada cheio de propósito, afeto e esperança”, afirma Luana Souza.
Desde sua criação, o “Conversa Preta” se consolidou como uma das produções mais relevantes da Rede Bahia, por estar alinhado ao compromisso com a diversidade e a igualdade do grupo de comunicação, e já contou com as participações de nomes como Conceição Evaristo, Fabrício Boliveira, Eliane Alves, Evaldo Macarrão, Lucas Leto, Wanda Chase, Rita Batista e Margareth Menezes. Reconhecido pelo público e pela crítica, o “Conversa Preta” é bicampeão do Prêmio Globo de Programação, reafirmando a importância do projeto para o fortalecimento da potência negra dentro e fora da Bahia.
Foto: Beto Foto