

Secretário de Comunicação Nacional do PT, Éden Valadares, comemorou, por meio de suas redes sociais, a aprovação, por unanimidade, da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil reais, pelo Senado Federal. Para o secretário, a iniciativa do Projeto de Lei do Governo do presidente Lula representa uma conquista histórica que significa a economia direta no bolso de milhares de brasileiros.
“Agora é oficial. Quem ganha mais, paga mais e quem ganha menos não paga nada do Imposto de Renda. O projeto de lei que amplia a faixa de isenção do IR para quem ganha até cinco mil reais foi aprovado pelo Congresso, foi aprovado pelo Senado e será sancionado pelo presidente Lula. É a justiça social acontecendo aqui e agora. O nosso governo está mudando a lógica da justiça tributária. Quem ganha mais, paga mais e quem ganha menos não paga nada do imposto de renda. É claro, quem ganha mais paga mais e quem ganha menos não paga nada”, afirmou Éden, ao acrescentar: “O Brasil caminha para ser um país mais justo”.
O dirigente petista destacou que a aprovação do PL do Imposto de Renda vai beneficiar mais de 25 milhões de brasileiros. “E o que significa isso no seu bolso? Quem antes pagava Imposto de Renda, agora vai ter uma economia mensal de 313 reais. No ano, são 4.067 reais a mais na sua conta. Com essa economia, você pode fazer muito mais. Pense bem, esse valor é equivalente a 7 cestas básicas na Bahia ou 10 vezes o valor médio nacional do material escolar do seu filho. Olhando para o transporte, essa economia paga o equivalente a 813 passagem de ônibus em São Paulo”, enumerando algumas das muitas vantagens que os trabalhadores terão com a justiça social tão batalhada pelo presidente Lula e pelo PT.
O secretário acrescentou ainda que a isenção do IR vai promover a circulação de dinheiro na economia brasileira e promover mais dignidade para o povo. “Essa mudança histórica entra em vigor em janeiro de 2026. A partir de agora é contagem regressiva para ter mais dinheiro na sua família, na família da classe trabalhadora. É o PT e o governo Lula juntos na luta, lado a lado, construindo um Brasil para todas e para todos”, concluiu.
Foto: Vinícius Magalhães/Ascom PT



