quinta, 06 de novembro de 2025
Euro Dólar

CCZ REFORÇA AÇÕES DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI DURANTE CAMPANHA NACIONAL

Matheus Souza - 06/11/2025 16:06

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensificou nos últimos dias as ações de combate ao Aedes aegypti e de prevenção às arboviroses urbanas. A iniciativa integra a campanha nacional “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya”, promovida pelo Ministério da Saúde (MS).

Entre as estratégias desenvolvidas, estão ações educativas, inspeções em imóveis e mobilização social. As equipes do CCZ vêm realizando atividades como distribuição de panfletos, jogos sobre o tema e demonstrações do ciclo do mosquito, de forma lúdica e educativa, em salas de espera das unidades de saúde, abrangendo os 12 distritos sanitários de Salvador.

Nesta sexta-feira (7), os agentes de combate às endemias estarão em campo na região da Ribeira para realizar inspeções em imóveis e pontos estratégicos, além de promover orientações educativas e mobilização junto à comunidade local.

As atividades têm como foco principal conscientizar a população e fortalecer as medidas de vigilância e controle do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya. O trabalho envolve desde avaliações em locais com potencial de risco e aplicação de larvicidas, até a integração entre poder público e comunidade, essencial para conter o avanço das arboviroses em Salvador.

Segundo a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, a Semana Nacional de Mobilização é uma oportunidade importante para reforçar o engajamento da sociedade na luta contra o mosquito.

“O enfrentamento ao Aedes aegypti depende do envolvimento de todos. As ações do CCZ têm caráter contínuo, mas momentos como este servem para ampliar o diálogo com a comunidade, fortalecer o papel dos agentes e mostrar que atitudes simples, como eliminar a água parada e manter os reservatórios bem tampados, fazem toda a diferença para proteger a saúde de cada soteropolitano” , destacou.

Verão sem Mosquito – De forma paralela à Semana Nacional de Mobilização, o CCZ já executa desde outubro o Plano Verão sem Mosquito, que seguirá ativo até março do próximo ano.

Escolas, terminais, hotéis, unidades de saúde, condomínios, museus e colônias de pescadores, entre outros locais, estão recebendo inspeções e tratamento pelos agentes de combate às endemias.

Denúncias ou informações sobre possíveis focos do Aedes aegypti podem ser registradas por meio do Fala Salvador, no telefone 156 ou através do site www.falasalvador.ba.gov.br.

 

Foto e texto: Ascom SMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.