

A partir do próximo dia 15 de novembro, empresas de telemarketing terão que identificar suas ligações com o nome aparecendo na tela do celular do consumidor. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) essas companhias são responsáveis por mais de 500 mil ligações por mês.
A nova regra fará com que os consumidores possam identificar com mais clareza quem está ligando e por qual motivo, diminuindo o recebimento de ligações indesejadas e aumentando a segurança nas comunicações.
Anatel rejeitou petições das empresas
O conselho diretor da agência rejeitou, por unanimidade, as petições apresentadas pela Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp), pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis Brasil Digital) e pela prestadora TIM, que queriam adiar a medida e propor o uso de um código específico para esse tipo de ligação. A Anatel adotou a opção da identificação das ligações das empresas de telemarketing pelo nome após acabar com a obrigatoriedade do uso do prefixo “0303” nas chamadas desse tipo, em agosto passado.
Com a decisão, a agência reguladora espera combater o chamado “spoofing”, onde o número ou nome exibido na tela do celular do destinatário é falso, para que a chamada pareça ser de um banco, empresa ou pessoa conhecida. O novo protocolo de identificação pelo nome também quer frear o mecanismo onde as empresas alteram o número de origem, fazendo o usuário receptor da ligação não saber que se trata da mesma companhia que ele já bloqueou em seus contatos.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil



