sábado, 01 de novembro de 2025
Euro Dólar

PRÉ-COP30: SALVADOR FORTALECE AGENDA CLIMÁTICA COM EVENTOS PREPARATÓRIOS

LUIZA SANTOS - 31/10/2025 16:59

Entre os dias 3 e 8 de novembro de 2025, Salvador será palco de uma programação inédita que a posiciona no centro da agenda climática global. A Semana Pré-COP30 Salvador reunirá dois grandes eventos apoiados pela Prefeitura: o Simpósio Internacional de Justiça Climática e Adaptação de Periferias Vulnerabilizadas e a Conferência Global de Artivismo.

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, ressaltou que “esta programação é um marco histórico. Colocar cultura e justiça no centro do debate climático é afirmar que não existe futuro sustentável sem equidade racial e inclusão social”, salientou.

O secretário de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, destacou que “a Carta de Salvador será um legado coletivo. Ela levará para a COP30 as vozes que não terão a oportunidade de estar no evento fisicamente, com legitimidade popular e compromisso institucional”, disse.

O primeiro encontro da semana será o Simpósio Internacional de Justiça Climática e Adaptação de Periferias Vulnerabilizadas, marcado para a próxima segunda-feira (3) na Assembleia Legislativa da Bahia. Organizado pelo Coletivo Nacional de Organização Negra (CONNEGRO), o simpósio reunirá lideranças comunitárias, movimentos negros, quilombolas, indígenas, pesquisadores, gestores públicos e representantes internacionais para debater os impactos da crise climática sobre populações historicamente marginalizadas.

Durante o encontro será sistematizada e apresentada a Carta de Salvador, reivindicando financiamento climático, adaptação de periferias vulneráveis e reparação histórica. A iniciativa se conecta diretamente a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como o ODS 10 (Redução das Desigualdades), o ODS 11 (Cidades Sustentáveis), o ODS 13 (Ação Climática), o ODS 16 (Instituições Eficazes) e o ODS 18 (Igualdade Étnico-Racial).

Entre os dias 3 e 5 de novembro, a cidade também sediará a Conferência Global de Artivismo, ocupando espaços como a Praça do Campo Grande, o Teatro Gregório de Matos, o Museu Casa da Música e a Casa do Benin. O evento reunirá mais de mil participantes de 70 países, entre artistas, ativistas, financiadores e gestores, para discutir a interseção entre arte e ativismo como estratégia global de transformação. Estão confirmadas presenças como Uýra Sodoma (Brasil), Dayna Ash (Líbano), Matthew Blaise (Nigéria), Msaki (África do Sul) e Raquel Willis (EUA), além de coletivos como ALTBLK Africa.

Performances, shows e debates transformarão Salvador em arena internacional de mobilização criativa, com enfoque em justiça climática, igualdade de gênero, diversidade cultural, direitos LGBTQIA+ e combate ao racismo ambiental. O evento dialoga com ODS 13 (Ação Climática), ODS 16 (Instituições Eficazes), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 5 (Igualdade de Gênero).

Além disso, a capital baiana recebe o Fórum Nosso Futuro: Brasil–França, Diálogos com a África, iniciativa que integra a Temporada do bicentenário das relações diplomáticas entre os dois países, de 5 a 8 de novembro, com atividades na Doca 1, no Comércio.

A Semana Pré-COP30 Salvador representa uma convergência inédita com legitimidade política e comunitária, metodologias criativas de mobilização e ampliação da dimensão diplomática e internacional das discussões, projetando Salvador como espaço de diálogo com cidades de diversos países. Essa arquitetura coletiva legitima Salvador como símbolo global da luta climática, reafirmando que não há futuro sustentável sem justiça climática, justiça racial e valorização da diversidade cultural. Toda programação pode ser conferida no endereço eletrônico www.precop30.salvador.ba.gov.br.

A partir do dia 10 de novembro, a delegação da Prefeitura e Salvador chega a Belém, palco das discussões da cooperação das partes, onde apresentará inciativas municipais ligadas a gestão de resíduos sólidos, estratégias de ação climática e um diálogo sobre gestão de grandes eventos e sustentabilidade.

Resiliência climática — Salvador é pioneira em diversas iniciativas voltadas para o fortalecimento da resiliência climática nas cidades. A cidade é parceira de redes nacionais e internacionais estratégicas, como o C40 Cities, a Rede de Cidades Resilientes e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, que fortalecem a troca de experiências e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à mitigação e adaptação às mudanças do clima.

Dentre as principais políticas estão a Estratégia de Resiliência e Plano de Ação Climática (PMAMC), que se desdobraram em incentivos à transição energética através do Salvador Solar e da eletrificação da frota de ônibus, gestão de resíduos através dos programas Recicla Capital e Roda – a reciclagem na sua porta, investimentos em defesa civil através do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (CEMADEC), arborização urbana e incentivos à agroecologia através de hortas e pomares, entre outras ações.

Premiações como o Prêmio Global para o Desenvolvimento Sustentável nas Cidades, uma iniciativa da ONU-Habitat, reconhecem o comprometimento da primeira capital do Brasil no enfrentamento à emergência climática, buscando a neutralidade das emissões de carbono até 2049, quando completará 500 anos.

Foto: Divulgação/ Artivismo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.