sábado, 01 de novembro de 2025
Euro Dólar

PREFEITURA PROMOVE MAIS UMA AÇÃO AMBIENTAL DO PROJETO PRAIA VERDE NO RIO VERMELHO

LUIZA SANTOS - 31/10/2025 15:29

A Prefeitura de Salvador promoveu, nesta sexta-feira (31), mais uma ação do projeto Praia Verde, na Praia da Paciência, localizada no Rio Vermelho. O local recebeu equipes da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que promoveram iniciativas sustentáveis em prol de barraqueiros e banhistas.

Além do estande de educação ambiental da Limpurb, com distribuição de folhetos com instruções para cuidado das praias, também foram entregues cardápios sustentáveis aos barraqueiros, com informações sobre descarte adequado dos produtos consumidos. Foi feito ainda o plantio de mudas de coqueiros na região.

O titular da Secis, Ivan Euler, afirma que a iniciativa desta sexta é uma continuidade do movimento iniciado meses atrás com moradores e frequentadores da Praia da Paciência. “Eles já têm a preocupação de manter uma praia verde e sustentável. A gente veio com algumas iniciativas, apresentamos um projeto piloto com os sequeiros dos cocos. Em vez de levar no caminhão os cocos consumidos aqui na praia, a gente está armazenando, para secar e reaproveitar como adubo, na compostagem e no plantio das árvores”, explica o secretário.

Após quase nove meses de início do projeto piloto, Euler avalia positivamente a iniciativa. “Poucas pessoas sabem que existe manguezal nas praias de Salvador e aqui a gente tem um trecho pequeno, onde começamos a fazer o plantio em março e está crescendo. Em um ano e meio, dois anos, nós veremos o manguezal mais alto. Com isso, esperamos que todos entendam que essa é uma praia diferenciada, e que comecem a cuidar um pouco mais”, pontua.

A coordenadora de Educação Ambiental da Limpurb, Rosemary Mascarenhas, conta que o trabalho em parceria com a Secis é para melhorar o ambiente, com dicas sustentáveis, principalmente em relação ao manguezal. “Trouxemos nossa equipe para o estande de educação ambiental, orientando a respeito da preservação do ambiente marinho e do manguezal, para que, quando as pessoas vierem à praia, coloquem os resíduos no saco e descartem ao sair”, diz.

Filha de uma barraqueira, Eliene de Aleluia Costa trabalha na praia desde os 18 anos. “Minha mãe está na luta pela limpeza da praia há anos, acho que todos os barraqueiros estão na verdade. Conscientizando, oferecendo saco de lixo, mantendo o ambiente limpo. Se a gente não cuidar, vai se acabar. E esse cardápio novo veio para ajudar mais ainda nossa campanha pela praia limpa”, afirma.

Frequentador assíduo da Praia da Paciência, Paulo Teixeira participa desde o início da implantação do projeto Praia Verde e também elogiou os cardápios sustentáveis. “É muito bom termos a Prefeitura agregando a esse trabalho que fazemos desde 2020, criando experiências que deram certo. O informativo nos cardápios ficou muito legal, é um lembrete constante para que a galera cuide mais”, diz.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.