

O Flamengo garantiu vaga na final da Copa Libertadores após eliminar o Racing da Argentina nesta quarta-feira (30), encerrando o sonho da equipe argentina de voltar a disputar uma decisão continental depois de 58 anos. A derrota para o rubro-negro também deixa o time de Avellaneda em situação delicada para 2026, podendo ficar fora da próxima edição do torneio da Conmebol.
Mesmo com um jogador a menos — após a expulsão de Gonzalo Plata —, o Flamengo venceu por 1 a 0 no placar agregado e confirmou a classificação. O time comandado por Filipe Luís agora vai em busca do tetracampeonato para o futebol brasileiro.
Na decisão, o clube carioca enfrentará o vencedor do duelo entre Palmeiras e LDU. A equipe equatoriana chega com vantagem após vencer o jogo de ida por 3 a 0, em Quito, enquanto o Verdão tenta uma virada histórica diante de sua torcida.
A partida de volta ocorre nesta quinta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque. Já a grande final da Libertadores está marcada para o dia 29 de novembro, no Estádio Monumental, em Lima, no Peru.
O feito reacende também a discussão sobre os times que mais estiveram em decisões da Libertadores. De acordo com o portal Globo Esporte (GE), os times que mais chegaram em finais da Libertadores da América são:
Foto: Marcos Brindicci/Getty Images