

O Cinema Inflável segue sua temporada na Bahia e chega a Lauro de Freitas nesta semana, nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro (sexta, sábado e domingo). O evento apresenta sessões gratuitas de cinema ao ar livre, com a exibição dos filmes “Robô Selvagem”, “Kayara – A Princesa Inca” e “Estrelas Além do Tempo” na Praça João Thiago dos Santos.
O Cinema Inflável, realizado pela D+3 Produções, em coprodução com a Maré Produções, conta com uma tela inflável de 10 x 6 metros, tem distribuição de pipoca e capacidade de cerca de mil pessoas por sessão. Em 2025, o evento já passou por localidades próximas do Distrito Federal, onde reuniu mais de 18 mil pessoas em 12 edições em localidades como Ceilândia, Vila Telebrasília e Candangolândia.
Na Bahia, após a passagem por Cachoeira, Santo Amaro, Madre de Deus, Simões Filho e São Sebastião do Passé, o Cinema Inflável segue com sua temporada, que contará ao todo com 12 edições até dezembro. A iniciativa, que também leva às cidades atividades em parceria com pontos de cultura locais e recreação infantil, busca tornar a experiência de ir ao cinema mais acessível e fazer com que o público se apaixone ainda mais pela sétima arte.
Em Lauro de Freitas, além das sessões dos longas, o evento prestigia a produção cultural local com a exibição de curtas-metragens realizados por artistas da região. A programação também inclui Ponto de Cultura Aldeia Casa da Fonte, um dos principais espaços de difusão da cultura popular e da educação comunitária da região, com as Beijuzeiras de Areia Branca, responsáveis por preservar e transmitir o saber-fazer do beiju, folhas e ervas, cantigas de roda e brincadeiras tradicionais do território como expressão de identidade e resistência cultural.
Já a recreação infantil fica a cargo de Amendoim e Sua Turma, iniciativa especializada em práticas circenses composta por palhaços, animadores artísticos e personagens vibrantes que utilizam a ludicidade como ferramenta principal para educação e transformação social.
Na sexta, dia 31, o público vai assistir a “Robô Selvagem” (dublado, classificação livre), animação emocionante que mistura tecnologia e natureza ao contar a história de um robô naufragado em uma ilha, onde aprende a viver com os animais locais. No dia seguinte, sábado (1º), será exibido “Kayara – A Princesa Inca” (dublado, classificação livre), história que acompanha as aventuras de uma jovem garota inca que luta pelo sonho de se tornar mensageira do Império. Para encerrar a programação do fim de semana, no domingo, dia 2, o drama baseado em fatos reais “Estrelas Além do Tempo” (dublado, livre), apresenta a trajetória de três mulheres negras que enfrentaram o racismo e o machismo nos bastidores da NASA durante a corrida espacial.
O calendário completo de cidades por onde o Cinema Inflável vai passar pode ser acompanhado nas redes sociais do projeto @cinemainflavel.
PROGRAMAÇÃO
Dia 31 de outubro (sexta)
18h – Abertura do evento + Recreação com Amendoim e Sua Turma
19h – Início da sessão
Curta: “A História de um Rio – do Ipitanga ao Joanes”, de Bárbara Menezes
Filme: “Robô Selvagem” (Dublado) | Classificação: Livre
Dia 1º de novembro (sábado)
18h – Abertura do evento + Ponto de Cultura Aldeia Casa da Fonte apresentando Beijuzeiras de Areia Branca + Recreação com Amendoim e Sua Turma
19h – Início da sessão
Curta: “As Sambadeiras do Parque São Paulo”, de Camila Cardoso
Filme: “Kayara – A Princesa Inca” (Dublado) | Classificação: Livre
Dia 2 de novembro (domingo)
18h – Abertura do evento + Recreação com Amendoim e Sua Turma
19h – Início da sessão
Curta: “Mergulhos Poéticos – Um Diálogo Entre a Poesia e o Audiovisual”, de Tom Santos
Filme: “Estrelas Além do Tempo” (Dublado) | Classificação: Livre
Foto: Ceilandia Dia