quinta, 30 de outubro de 2025
Euro Dólar

RACHA ENTRE UNIÃO BRASIL E PP GANHA FORÇA E PODE LEVAR AO FIM DA FEDERAÇÃO

Bruna Carvalho - 30/10/2025 07:00 - Atualizado 30/10/2025

A federação entre União Brasil e Progressistas (PP) corre risco de ser desfeita antes mesmo da homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O movimento ganhou força após pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que vem articulando o rompimento, segundo a colunista Raquel Landim, do UOL.

Caiado deve se reunir nos próximos dias com o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, e com o vice-presidente da legenda, ACM Neto, para discutir o futuro da aliança. O impasse se agravou após um desentendimento público entre Caiado e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Progressistas. “Temos que parar com essa história de federação. Cria muita cizânia localmente”, afirmou o governador a interlocutores.

Os dois líderes têm planos distintos para 2026: Caiado busca viabilizar sua candidatura à Presidência da República, enquanto Ciro Nogueira sinaliza disposição para compor como vice numa eventual chapa liderada por Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Na Bahia, a situação também é delicada. Parte expressiva do PP integra a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto ACM Neto desponta como principal nome da oposição nas eleições de 2026.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.