

O secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), da Presidência da República, Júlio Pinheiro, se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, nesta terça-feira (28), para dialogar e alinhar com representantes das Associações Municipalistas de todo o Brasil sobre o novo Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS), no Palácio do Planalto, em Brasília.
O FIIS é Fundo criado para investimento em infraestrutura social, para financiar inicialmente obras de educação e saúde e equipamentos também para educação e saúde, e obras prioritariamente que tenham sido habilitadas no PAC, mas que não tenham sido selecionadas por falta de recurso financeiro, explicou o secretário da presidência da República, Júlio Pinheiro. “Então, esse investimento vai possibilitar que os municípios captem recursos do BNDES e de outros bancos com condições mais vantajosas. São 20 anos para o pagamento, 24 meses de carência e juros que podem ir de 8 a 13%. Ou seja, menores do que a taxa Selic. Os municípios podem fazer a cadastrar proposta até o dia 7. De novembro pelo Transfere GOV”, informou.
Júlio destacou que a reunião foi muito produtiva porque possibilitou uma conversa com as associações municipalistas de grande alcance no país inteiro. “Aproveitando a capilaridade dessas instituições para fazer chegar a todos os municípios do Brasil as informações desta ação do Governo que vai possibilitar muitos investimentos em todas as regiões, com oportunidade muito vantajosa aos municípios, uma oportunidade de financiamento de obras muito vantajosas para todas as regiões”.
Foto: Divulgação