

A delegação do Sinduscon-BA foi recebida no avançado laboratório de “espaço inteligente” desenvolvido pela Huawei em Shenzhen, em parceria com grandes incorporadoras chinesas. O ambiente foi concebido como um centro de inovação para moradia e edifícios urbanos com foco elevado em conforto ambiental, controle de consumo e monitoramento integrado de parâmetros internos — luz, ruído, qualidade do ar, energia e água.
Nesse laboratório, são testadas e demonstradas soluções onde sensores, automação e sistemas de gestão inteligente convergem para propiciar ambientes mais saudáveis e eficientes em termos de recursos. Por exemplo: a iluminação e ventilação são ajustadas automaticamente conforme ocupação e condição do ambiente; a qualidade do ar interno é monitorada continuamente a acústica e o nível de ruído recebem atenção especial para garantir conforto elevado; e o consumo de energia e água é reduzido por meio de integração de dados, sistemas de feedback em tempo real e protocolos de operação otimizados.
este laboratório representa uma amostra relevante de como a convergência entre inovação digital, automação e gestão de sustentabilidade pode transformar o projeto e a operação de edifícios e habitações. A visita permitiu à delegação observar de perto esse modelo especialmente no que tange à tecnologia, projeto e operação predial. A visita iniciada dia 21 segue até 31/10. A iniciativa tem apoio da FIEB e SEBRAE