sexta, 24 de outubro de 2025
Euro Dólar

MINISTÉRIO DA SAÚDE HABILITA MATERNIDADE TSYLLA BALBINO COMO HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA EM SALVADOR

Matheus Souza - 24/10/2025 18:30

Cinco hospitais baianos passam por atualização de habilitação para ampliar o cuidado materno e garantir a presença da mãe e do pai junto ao recém-nascido de risco. Ação se soma à mobilização que amplia o tratamento da hemofilia infantil no SUS

Para fortalecer o cuidado desde o nascimento e reduzir as mortes maternas e neonatais, o Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (24), a habilitação da Maternidade Tsylla Balbino, em Salvador (BA), como Hospital Amigo da Criança. A unidade passa a integrar a rede nacional da iniciativa, que promove o aleitamento materno e o vínculo entre mãe e bebê desde os primeiros momentos de vida.

Além da Bahia, outros 10 estados também terão hospitais habilitados, totalizando 18 instituições de saúde. O anúncio faz parte de uma estratégia nacional de qualificação da atenção à gestante e ao recém-nascido, com aumento do investimento anual de R$ 12 milhões para R$ 25 milhões. A ação foi realizada simultaneamente em Pernambuco e Paraná.

Atualmente, o Brasil conta com 317 Hospitais Amigo da Criança em funcionamento nos 26 estados. Agora, terá mais 18 novas unidades que acabam de ser incorporadas à iniciativa. Além disso, 56 hospitais passam por atualização de código de habilitação, processo que amplia o escopo da rede de hospitais ao incluir o Cuidado Amigo da Mulher, garantindo a permanência da mãe e do pai junto ao recém-nascido de risco.

Na Bahia, além da nova habilitação, cinco hospitais passam por atualização de código de habilitação, processo que amplia o escopo da rede para incluir o Cuidado Amigo da Mulher, garantindo a permanência da mãe junto ao recém-nascido de risco. As unidades que passam por essa atualização são:

– Hospital Inácia Pinto dos Santos (Feira de Santana);

– Maternidade Climério de Oliveira (Salvador);

– Hospital Maternidade Luiz Argôlo (Santo Antônio de Jesus);

– Hospital Municipal Esaú Matos (Vitória da Conquista);

– Hospital Manoel Novaes (Itabuna)

Essa atualização reconhece práticas de cuidado humanizado que fortalecem a atenção integral desde o parto até os primeiros dias de vida, etapa fundamental para a redução da mortalidade materna e neonatal. Em 2023, o país registrou 1.325 mortes maternas e 40.025 mortes neonatais.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.