A Câmara Municipal de Salvador realiza nesta quinta-feira (23), às 15h, uma Audiência Pública para debater a proposta de Tarifa Zero no transporte público da capital baiana. O evento ocorre no Centro de Cultura da Casa, por iniciativa de um colegiado de vereadores da bancada de oposição.
O grupo é presidido pelo vereador Hamilton Assis (PSOL) e tem como vice o vereador e presidente do Sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira (PCdoB). Também integram o colegiado os vereadores Felipe Santana (PSD), Silvio Humberto (PSB), Aladilce Souza (PCdoB) e João Claudio Bacelar (Podemos).
O objetivo é discutir alternativas para a implementação da tarifa zero, avaliando impactos econômicos, sociais e administrativos, com a participação de especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil.
O modelo de gratuidade total já foi adotado em 136 municípios brasileiros, mas o prefeito Bruno Reis (União Brasil) descartou a possibilidade de implantá-lo em Salvador sem o apoio financeiro do governo federal.
“Em relação à tarifa zero, ela só é possível se alguém pagar a conta. Nós, municípios, não temos condições”, afirmou o gestor.
Foto: Betto Jr. / Secom PMS