sexta, 24 de outubro de 2025
Euro Dólar

GERALDO JÚNIOR DESTACA PAPEL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DURANTE ABERTURA DA SEMANA DE C&T NA BAHIA

João Paulo - 22/10/2025 15:00 - Atualizado 22/10/2025

Durante a solenidade de abertura da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), nesta quarta-feira (22), o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, destacou que a ciência e tecnologia fazem a diferença na vida dos estudantes da rede estadual da Bahia. Ele citou como exemplo projetos como a Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba) e o programa Mais Ciência na Escola, fruto da parceria com o Governo Federal.

“A Bahia está recebendo 180 laboratórios maker, que são espaços equipados com impressoras 3D, tablets, notebooks, computadores e kits de robótica. Junto com a ministra Luciana Santos, inaugurei em Juazeiro um desses laboratórios, que promovem o uso de tecnologias inovadoras no processo de ensino e aprendizagem. A ciência e a tecnologia são instrumentos de inclusão e desenvolvimento. Quando o Estado investe em laboratórios, formação de professores e inovação nas escolas, está investindo no futuro dos nossos jovens e no desenvolvimento sustentável da Bahia”, disse.

O evento, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e reuniu pesquisadores, professores, estudantes, parlamentares e representantes de diversas instituições, no Auditório Zezéu Ribeiro, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), no CAB.

Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a edição deste ano busca aproximar a ciência da população e discutir soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios climáticos. A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do Brasil e, na Bahia, conta com programação descentralizada em municípios como Camaçari, Juazeiro, Ituberá, Lençóis e Cruz das Almas, alcançando todas as regiões do estado.

A solenidade marcou também o lançamento de uma série de entregas e ações da SECTI, como a revista Bahia Faz Ciência (4ª edição), o Prêmio Bahia Faz Ciência de Jornalismo e a posse do Comitê Intersetorial PopCiência Jovem, além do destaque para a Lei PopCiência Bahia, que consolida políticas públicas voltadas à popularização científica e ao protagonismo juvenil.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue até o dia 26 de outubro, com uma extensa programação que integra escolas, universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos, reafirmando o compromisso do Estado com o conhecimento como base do progresso social e ambiental.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.