Com o objetivo de transformar talentos em geração de emprego e renda, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), promoverá os cursos “Aceleração de Negócios de Estética e Bem-Estar” e “Aceleração de Negócios da Gastronomia”. As inscrições podem ser realizadas até o próximo sábado (25), através do perfil @semdecsimmsalvador no Instagram. As aulas acontecerão entre 6 de novembro e o início de janeiro de 2026.
Os cursos são destinados exclusivamente para empreendedores negros residentes na capital baiana, que terão acesso a conteúdos sobre exportação, noções de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), mentorias individuais e visitas técnicas. Focadas na gestão de negócios, as ações acontecem por meio do programa Empreenda Salvador, que reúne oportunidades para fortalecimento do empreendedorismo na capital baiana.
“A aceleração é para empreendedores que já tenham um negócio ativo no mercado e precisam desenvolver e fortalecer este empreendimento”, explica a diretora de Negócios Afro e Empreendedorismo da Semdec, Maylla Pita.
Sobre a importância de participar dos cursos, a gestora destaca que o grande objetivo é qualificar a performance e a atuação dos negócios participantes no mercado, considerando os respectivos segmentos de atuação. “A partir deste princípio, formatamos a aceleração com carga horária de 25 horas de conteúdo, durante três meses, de forma híbrida, presencial ou online, com mentorias coletivas e individuais”, diz Maylla.
A diretora informa ainda que, pensando no desenvolvimento da performance desses negócios, foram selecionados temas estratégicos e inovadores, como ESG e trabalho em rede, entre outros. “Dessa forma, é possível entender quais são os impactos das etapas de produção, no ponto de vista de meio ambiente e mercado, exportação, conexão e fortalecimento de redes dos empreendedores participantes. A partir da interação com empreendedores de países africanos de língua portuguesa, e também alguns da América Latina, visamos a internacionalização e a exportação, que são temas prioritários neste curso”, afirma.
Visitas técnicas – De forma complementar, o curso realizará ainda visitas técnicas aos empreendimentos de cada participante da capacitação, para traçar planos de melhoria e crescimento de cada negócio, no lugar de atuação.
“Ao final da aceleração, toda a turma fará também uma visita a uma fábrica conectada ao segmento de atuação dessas empresas, seja em gastronomia, ou em beleza e bem-estar. A visita servirá para dar um olhar mais abrangente acerca das etapas de produção, estruturação, produtividade, estratégias e um conjunto de práticas que são entendidas apenas quando estamos no chão da fábrica”, diz Maylla.
A iniciativa é realizada pela Semdec em parceria com a empresa Negócio Responsável, com metodologia e conteúdo conduzidos de maneira conjunta.
Foto: Bruno Concha / Secom PMS