

Empresas e organizações apoiadoras do Martagão Gesteira foram homenageadas pelo hospital, nesta terça-feira (21), em evento anual realizado no Hotel Quality, no Stiep. Na terceira edição do “Encontro Parceiros do Coração”, foram entregues 165 troféus em agradecimento pelo apoio dado à instituição de outubro de 2024 a setembro de 2025.
O evento contou com uma palestra do mestre em direito, governança e políticas publicas Augusto Cruz, que abordou a importância do ESG, de se aproximar cada vez mais de empresas e organizações que têm boas práticas, além de reforçar a cultura da doação. “Essa cultura da doação é fundamental e estimula que outras empresas façam o mesmo e que outras instituições possam buscar apoio para suas ações. O Martagão é um grande case nacional que consegue mobilizar tantas empresas”, afirmou.
Diretor da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão), Antonio Novaes fez uma apresentação e mostrou como os recursos doados são aplicados para custeio e investimento. “Neste contexto, é muito importante falar da causa do déficit do Martagão. É justo a gente relembrar a causa raiz. Nunca existiu reajuste linear na tabela do SUS, desde que foi criado. Tiveram reajustes pontuais em um serviço ou outro”, disse. Ele mostrou, ainda, um exemplo de um serviço que era pago 12 mil em 2012 pelo poder público e, em 2025, continua sendo pago 12 mil, sem nenhum reajuste.
A diretora de captação de recurso da Liga, Lareyne Almeida, destacou que os recursos recebidos não são apenas doações. “São, na verdade, pessoas que se conectam a nossa causa. É justamente a responsabilidade social. Um incentivo para que o Martagão permaneça na missão de garantir saúde de qualidade e humanizada a crianças e adolescentes vulneráveis socialmente e com doenças graves. É garantir que elas possam receber o mesmo tipo de serviço de saúde que crianças abastadas têm acesso”, frisou.
Dentre os 165 homenageados estão empresas como o Atakarejo, Unipar, Motiva, Suzano. Representante da Unipar, Ronald Hackbarth contou que receber a homenagem é motivo de “muito orgulho”. “Essa ajuda que fazemos com as comunidades ao nosso entorno, seja apoio a projetos sociais, humanos, é algo que já está no DNA da Unipar”, destacou.
Vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a deputada estadual Fátima Nunes disse que a Alba sempre foi e continuará sendo parceira do Martagão “pela grandiosidade deste empreendimento público, que cuida da saúde das crianças”. A AL-BA foi uma das organizações homenageadas. “A gente sabe que, no momento da dor, da doença, nada melhor do que encontrar profissionais capacitados, leitos aconchegantes, remédios e todo acompanhamento para que a pessoa, aquele jovem, aquela criança, possa se libertar daquela doença”, finalizou.



