Ocorreu, em São Paulo, nos últimos dias 18 e 19, o II Congresso Brasileiro de Direito Médico Preventivo. O evento reuniu profissionais renomados da área jurídica de diversas partes do país, incluindo juristas baianos. De acordo com a organização do congresso, o encontro foi dedicado à “proteção jurídica, gestão estratégica e inovação no setor da advocacia preventiva de empresas e profissionais de saúde”.
A palestra de abertura foi realizada por Simone Neta, advogada baiana, professora e referência em Direito Médico Preventivo. Já o juiz federal João Paulo Pirôpo realizou uma palestra intitulada “O Direito Médico Preventivo Sob o Olhar do Magistrado”. Diversos outros temas ligados a este segmento foram debatidos no congresso. Dentre eles, “Risco e Proteção Jurídica”.
Também marcou presença no congresso a advogada baiana Katiane Araújo. Ela atua na assessoria jurídica preventiva de clínicas médicas, odontológicas e de estética. “É importante, na minha análise, uma visão humanizada e técnica na prevenção de litígios, alinhando o exercício ético da Medicina à segurança jurídica dos profissionais da saúde”, avaliou a advogada.
“Sob a mentoria da professora Simone Neta, nosso compromisso é difundir uma advocacia voltada para a educação jurídica e gestão de riscos no setor de saúde. Creio que o Direito Médico Preventivo é o caminho para proteger profissionais, pacientes e instituições, fortalecendo a confiança e a ética na relação entre o médico e o paciente”, afirmou Katiane Araújo.
Legenda da foto- Advogada Katiane Araújo