Com o maior rebanho bovino comercial do mundo e um território de proporções continentais, o Brasil acaba enfrentando grandes desafios na logística de transporte desses animais: o tempo e a distância.
É nesse cenário que a TRS, transportadora do grupo JBS de propriedade dos irmãos Wesley e Joesley Batista lançou o aplicativo Uboi, popularmente conhecido como “Uber do boi”. A ideia é que a ferramenta funcione de maneira semelhante ao aplicativo de transportes da Uber, mas com os bovinos como passageiros.
Com o aplicativo, pecuaristas de todo o Brasil podem solicitar transporte para seus animais entre fazendas ou com destino a frigoríficos. A Plataforma surgiu em 2020 com um investimento aproximado de R$ 1 milhão. Hoje em dia a frota da TRS disponível para o app conta com aproximadamente 800 caminhões com motoristas contratados pela empresa.
A Uboi funciona através do aplicativo ou do WhatsApp para realizar a contratação. A partir do primeiro contato os usuários devem informar onde o embarque será realizado e qual o destino. A seguir é necessário informar as características do animal como gênero e peso aproximado. Na sequência a plataforma direciona o equipamento correto e dimensiona a capacidade correta de locação do veículo.
A cotação de preço é dada por região, perfil do animal, acesso (tipo de estrada), tempo de viagem. A plataforma pode sugerir datas para otimizar o caminhão e reduzir o preço para o cliente. Os caminhões são monitorados durante todo o serviço com previsão de embarque e desembarque além do tempo de viagem entre os locais.
O aplicativo foi projetado para atender a diversos perfis de pecuaristas, desde os maiores que costumam movimentar milhares de cabeças de gado até os que farão uma única viagem dentro de sua própria propriedade.
Uboi (Crédito: JBS)