A Seleção Baiana de Basquete Escolar Sub-14, nas categorias masculina e feminina, chega a Uberlândia (MG) neste domingo, 19, para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025. A delegação, composta pelas equipes campeãs da etapa estadual leva consigo a expectativa de um futuro promissor para o basquete da Bahia.
Os Jogos Escolares Brasileiros Sub-14, realizados neste mês de outubro, reúnem mais de 5 mil estudantes-atletas e cerca de 2 mil profissionais de apoio de todo o país na cidade mineira, no que é considerado o maior evento estudantil do Brasil.
As vagas para a fase nacional foram conquistadas pelo Sartre Escola SEB Nobel, que se sagrou campeão tanto no masculino quanto no feminino durante a etapa classificatória dos Jogos Escolares da Bahia (JEBs-BA), realizada em Salvador entre 9 e 27 de julho.
A Bahia participa dos JEBs com uma delegação de 257 pessoas, incluindo atletas, técnicos e equipes de apoio. No primeiro bloco de competições, o estado já havia garantido sete medalhas em modalidades como natação, voleibol e futsal. Agora, as atenções se voltam para as disputas coletivas de basquete, vôlei e handebol.
Para o professor Tiago Alvaia, técnico das equipes de Basquete Sub 14, a chegada à competição nacional é motivo de orgulho e um reflexo do investimento no esporte educacional. “Ver nossos alunos chegando a uma competição desse porte mostra o potencial do basquete escolar baiano e reforça a importância de incentivar o esporte desde cedo, dentro das escolas”, destacou Alvaia, que leva a equipe feminina pelo terceiro ano consecutivo e o time masculino pela primeira vez.
Entre os jovens atletas, a emoção é grande. Ronaldo Santos de Souza Filho, de 14 anos, da equipe masculina, celebra a oportunidade. “Estou muito feliz em ir pela primeira vez, representando o basquete escolar da Bahia. Teremos a oportunidade de conhecer um local diferente, interagir com outros atletas de vários estados e assim aprimorarmos o nosso jogo. Meu sonho é ver o basquete no estado que moro se fortalecer e mais meninos como nós terem a oportunidade de terem seus talentos vistos”, compartilhou o jovem.
Os Jogos Escolares Brasileiros são promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e contam, na Bahia, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O evento, com entrada gratuita para o público, reforça seu lema de integração e descoberta de novos talentos, sublinhando o papel transformador do esporte na formação dos jovens.