Após a interdição realizada na quinta-feira (16), durante a quinta fase da Operação Bebidas Etílicas, o tradicional bar O Cravinho, localizado no Pelourinho, em Salvador, apresentou nesta sexta-feira (17) laudos técnicos emitidos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) que confirmam a excelência e a segurança das bebidas produzidas e comercializadas no local.
De acordo com nota divulgada pela assessoria do estabelecimento, os resultados atestam que não há qualquer irregularidade nas cachaças e misturas utilizadas pelo bar. “Os laudos confirmam a excelência e a segurança dos produtos utilizados para fazer as bebidas no O Cravinho. Ou seja, não há absolutamente nenhum problema com a cachaça utilizada pelo bar e restaurante na elaboração de suas bebidas”, diz o comunicado assinado pelos proprietários Julival Reis e Meire Gomes.
O Cravinho foi um dos alvos da fiscalização coordenada pela Polícia Civil da Bahia, com apoio do Procon-BA, Departamento de Polícia Técnica (DPT), Codecon e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A ação teve como objetivo coibir a venda de bebidas irregulares ou adulteradas, em meio ao aumento de casos de intoxicação por metanol no país.
Após a vistoria, o bar foi autuado e interditado temporariamente, mas liberado já no dia seguinte, após esclarecimentos e apresentação de documentação. O estabelecimento afirmou que, por iniciativa própria, manteve-se fechado até a conclusão dos laudos e dos trâmites burocráticos com o Mapa.
A assessoria também destacou que o bar possui todas as licenças, alvarás e notas fiscais em dia, reforçando a transparência e o respeito às autoridades. “O breve período de fechamento reafirmou a plena regularidade do bar e reforçou, com base em laudos técnicos da UFBA, a excelência e segurança dos produtos que há décadas são reconhecidos pelo público pela qualidade e tradição artesanal”, pontuou a nota.
O comunicado ainda agradeceu à imprensa que tratou o caso “com ética e compromisso com a verdade” e informou que medidas jurídicas serão tomadas contra a disseminação de notícias falsas ou distorcidas sobre o episódio.
Símbolo da boemia e da cultura baiana, O Cravinho é considerado um dos principais patrimônios afetivos do Pelourinho, com mais de 40 anos de história. “O Cravinho do Pelourinho segue firme como patrimônio cultural e afetivo da Bahia — símbolo da tradição, autenticidade e hospitalidade do nosso povo”, finaliza o texto.
Foto: Verena Paranhos