Reconhecida mundialmente por sua atuação em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente, Txai Suruí, jovem liderança do povo Paiter Suruí, será destaque na abertura da 3ª edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador.
Única brasileira nomeada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Grupo Consultivo de Jovens sobre Mudanças Climáticas, Txai levará à capital baiana a voz da Amazônia, unindo saberes ancestrais e o debate global sobre a crise climática.
Consolidado como um dos principais fóruns sobre a região amazônica, o evento reunirá especialistas, lideranças empresariais, representantes de governos, povos originários, pesquisadores e membros da sociedade civil, com o objetivo de discutir soluções estruturantes voltadas à preservação ambiental, justiça climática e novas economias sustentáveis.
A conferência também funcionará como preparação estratégica para a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA), reforçando o protagonismo da Amazônia nas discussões internacionais sobre clima e sustentabilidade.
Entre os temas em destaque estão mudanças climáticas, transição energética justa, bioeconomia, inovação sustentável, governança territorial e o protagonismo dos povos da floresta.
O evento é restrito a convidados, mas interessados podem manifestar interesse e solicitar inscrição, sujeita à aprovação.
A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias conta com patrocínio Master da BHP, Hydro e Vale; na categoria Cota 2, da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e do Governo da Bahia; na Cota 3, do Itaú; e na Cota 4, da Alcoa. O evento também tem apoio da Concertação pela Amazônia, Aberje, FIEB, FIEPA e Instituto Arapyaú.
A terceira edição acontecerá no mesmo local da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2025), fortalecendo a conexão entre sustentabilidade, economia e inovação.
Foto: Divulgação Darana