O deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, teve a filiação ao Partido Renovação Democrática (PRD) suspensa após ser preso. A decisão foi confirmada pela direção do partido nesta terça-feira (14), 11 dias após a detenção.
Binho é suspeito de chefiar uma milícia envolvida em lavagem de dinheiro há mais de dez anos. Ele está custodiado em uma Sala de Estado-Maior no Centro de Observação Penal, localizado no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador.
O PRD informou que a suspensão permanecerá em vigor até o julgamento final do processo. A partir desta quarta-feira (15), o gabinete do deputado será comunicado oficialmente, e ele passará a constar como sem partido.
Preso no dia 3 de outubro, após dois dias foragido, Binho Galinha foi capturado durante a Operação Anômico, deflagrada pela Polícia Civil. Também foram detidos a esposa, o filho e outras sete pessoas ligadas ao parlamentar.
A Sala de Estado-Maior onde ele cumpre prisão tem grades nas janelas e é separada das celas comuns, sendo destinada a detentos com prerrogativas legais, como parlamentares.
Foto: Divulgação/Alba