Guardas municipais de Salvador poderão ganhar um dia de folga ao recuperarem celulares roubados durante o serviço. A proposta é do vereador David Rios (MDB) e foi protocolada na Câmara na última sexta-feira (10).
O projeto prevê que a folga será concedida aos agentes que devolverem os aparelhos aos donos, mas o benefício não contará para aposentadoria nem para cálculo salarial. Caso aprovado, caberá à Prefeitura definir regras e critérios para a comprovação e registro das ocorrências.
Segundo o vereador, o objetivo é incentivar a Guarda Civil Municipal (GCM) a atuar na recuperação de celulares, crime que, além de causar prejuízo material, pode resultar em violência. A GCM informou que ainda não foi oficialmente comunicada sobre a proposta e, por isso, não tem posicionamento.
O tema ganha destaque após o caso de um turista argentino esfaqueado e roubado na Barra neste mês. Dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que oito celulares são roubados por hora na Bahia, que registrou mais de 72 mil casos em 2024. Salvador e Lauro de Freitas estão entre as dez cidades com maior índice desse tipo de crime no país.