O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (10) a criação da Universidade Dona Canô, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD em Camaçari. A instituição homenageará a mãe dos músicos Caetano Veloso e Maria Bethânia, símbolo da cidade e referência cultural da Bahia.
Lula também prometeu um projeto de revitalização ambiental em Santo Amaro, atendendo a um pedido antigo de Dona Canô. Embora o presidente não tenha citado o nome, a medida deve abranger o Rio Subaé, historicamente afetado por contaminação industrial.
Em Maragogipe, o presidente confirmou a retomada do estaleiro Enseada e a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), desativada desde 2018. Segundo Lula, o Brasil “voltará a produzir seus próprios fertilizantes”. O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou ainda mais de R$ 2 bilhões para a construção de seis navios de combate a vazamento de óleo, com início da produção previsto para março de 2026 e conclusão em até quatro anos.
Foto: Ricardo Stuckert / PR