O mês de outubro é marcado por campanhas de conscientização sobre o câncer de mama, e precisamos chamar à atenção para o papel fundamental da atividade física tanto na prevenção quanto no processo de recuperação da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), manter-se fisicamente ativo pode reduzir em até 30% o risco de desenvolver câncer de mama. Além disso, estudos publicados na American Cancer Society apontam que a prática regular de exercícios durante e após o tratamento ajuda a reduzir a fadiga, melhorar o humor e recuperar a força muscular.
“O movimento é um aliado poderoso. Ele atua na regulação hormonal, melhora o sistema imunológico e contribui para a qualidade de vida da paciente. No processo de recuperação, o treino supervisionado ajuda a retomar a força e a autonomia
A orientação é que mulheres em tratamento ou recuperação busquem sempre acompanhamento médico e orientação de um profissional de educação física, priorizando exercícios leves a moderados, como caminhada, musculação adaptada e alongamento. Durante o Outubro Rosa, a Rede Alpha Fitness vai promover ações voltadas para incentivar hábitos saudáveis, destacando a importância da atividade física na prevenção e combate ao câncer de mama.