sexta, 03 de outubro de 2025
Euro Dólar

UMA EM CADA 5 GARRAFAS DE UÍSQUE OU VODCA VENDIDA NO PAÍS É FALSIFICADA, DIZ ENTIDADE

LUIZA SANTOS - 03/10/2025 15:58 - Atualizado 03/10/2025

Uma a cada cinco garrafas de uísque ou de vodca vendida no Brasil é falsificada. O dado consta em um estudo realizado em 2024 pela Euromonitor International para a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD).

O levantamento ainda aponta que 28% do volume de bebidas destiladas comercializadas no Brasil são objetos de crimes como sonegação fiscal, contrabando ou descaminho, falsificação e produção sem registro.

Os dois principais métodos de falsificação, comumente encontrados no mercado, são o “refil” de garrafas de marcas reconhecidas utilizando produtos de baixo custo ou a falsificação a partir do uso de álcool impróprio (metanol) para consumo humano, colocando em risco a saúde dos consumidores.

A discrepância de preços é o principal atrativo: durante o estudo, foi identificado que produtos falsificados são, em média, 35% mais baratos. Em venda online, o preço do uísque falsificado chega a ser até 48% mais barato que o original.

O Procon-SP (estadual) informou já fiscaliza estabelecimentos que vendem bebidas como bares, restaurantes e adegas, bem como casas noturnas e supermercados em geral. E vai intensificar suas ações de forma integrada com equipes do DPPC – Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania, da Polícia Civil de SP. Com informações do jornal Estado de São Paulo.

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.