O governo do estado anunciou em suas redes sociais, nesta quinta (2), que mais de 115 mil pneus velhos serão reciclados e reutilizados para criar a manta acústica e de vibração para os trilhos do Trecho I do VLT, no subúrbio ferroviário.
Em seu perfil oficial, o Governo da Bahia informa que “Mais de 115 mil pneus que iam para o lixo agora estão contribuindo para a estrutura do VLT. As borrachas são transformadas em manta acústica e de vibração. O resultado é menos barulho nos bairros, menos pneus poluindo o meio ambiente e, claro, mais geração de emprego para nossa gente”.
O projeto do VLT de Salvador e Região Metropolitana tem orçamento estimado em R$ 5,4 bilhões. Com 40 quilômetros de extensão e 42 paradas, o sistema está dividido em três trechos. O primeiro, entre a Calçada e a Ilha de São João, registra 33,79% de execução.
O segundo, que conecta Paripe a Águas Claras, está em 19,99%, com frentes em drenagem, terraplanagem e duplicação da BA-528. Já o terceiro, de Águas Claras a Piatã, tem 2,11% de avanço e conclusão prevista para 2028.