A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira (1), o calendário do futebol brasileiro profissional masculino para o período de 2026 a 2029. Durante o evento na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a CBF anunciou que o Brasileirão começará no dia 28 de janeiro e terminará no dia 2 de dezembro, com mudanças expressivas. O Campeonato Brasileiro vai durar mais e começa antes do fim dos estaduais, que serão disputados de 11 de janeiro a 8 de março, com limite de 11 datas. Nas finais dos estaduais, haverá uma semana livre para as decisões, mas sem rodadas do torneio nacional.
A Copa do Brasil passará de 92 para 126 participantes em 2026 e em 2027, serão 128 clubes. Ela encerra o calendário do futebol brasileiro, com uma final em jogo único no dia 6 de dezembro do ano que vem. O local escolhido para a disputa deverá ser de fácil acesso para torcedores, rede hoteleira, capacidade para receber duas torcidas e infraestrutura adequada. Para os campeonatos estaduais, serão 102 vagas diretas de campeonatos estaduais e todos os clubes da Série A estão garantidos na competição e entrarão na quinta fase. Também foram criados novos torneios regionais, sendo eles. a Copa Sul-Sudeste com 12 clubes e 2 vagas para cada estado (PR, RS, SC, RJ, SP e MG), e Copa Verde com 24 clubes, que será dividida entre Copa Norte e Copa Centro-Oeste, onde os vencedores de cada região vão se enfrentar para decidir o campeão.
Bahia: Uma das novidades que a CBF anunciou é que os clubes que disputarem a Libertadores ou Copa Sulaameriacana não poderão disputar os campeonatos regionais, ou seja, mesmo campeão e classificado pelo Campeonato Baiano, o Bahia, caso vá para Libertadores ou SulaaMericana, não poderá disputar o torneio em 2026.
Foto: Foto: Lucas Figueiredo/CBF