Após encerrar oficialmente a sua 10ª edição no mês de junho, o CachoeiraDoc – X Festival de Documentários de Cachoeira chega à capital baiana com duas sessões especiais de curtas, médias e longas-metragens que foram exibidos e premiados no evento. As sessões gratuitas acontecerão no dia 07 de outubro, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre 14h e 20h30, com acesso sujeito a lotação.
Os audiovisuais escolhidos para as mostras são produções nacionais de cinema negro e indígena, com foco em questões ligadas ao tema Terra e Território, que norteou as ações desta edição do Festival. As sessões serão intercaladas com mesas de debates com participação de curadores, realizadores, docentes, estudantes e público em geral.
A primeira sessão iniciará às 14h, com A Mulher Sem Chão (PA), de Auritha Tabajara e Débora McDowell, vencedor do prêmio CachoeiraDoc na categoria Melhor Longa-Metragem. Ganhadores na categoria Melhor Curta e Média-Metragem pelo júri oficial e júri popular, respectivamente, os filmes Quilombos (BA), de Riane Nascimento e Mulher Maracatu (PE), dirigido por Carlota Pereira e Dani Cano, completam a lista. Ao final, uma discussão será aberta com a presença da cineasta Riane Nascimento e do curador Matheus Araujo dos Santos.
A segunda e última sessão começará às 17h30 e contará com o filme Yõg Ãtak: Meu pai, Kaiowá (MG/MS), de Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero, Luisa Lanna. O longa que retrata a jornada de duas irmãs em busca do pai, de quem foram separadas na ditadura militar, foi o ganhador de sua categoria pelo júri popular.
Será exibido ainda o filme Mopái Pjuta Ãkakje’y – A roça e os alimentos (MT), de Kamtinuwy Myky, Kojayru Myky, Mãnynu Myky, Njãkyru Myky, Njãwayru Myky, Takarauku Myky, Tipuu Myky. O encerramento será com uma mesa de debate com participação da professora e pesquisadora Karliane Nunes e do curador Zai Moura.
O X CachoeiraDoc é uma realização da Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Festival é um programa de extensão vinculado ao Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022
Serviço:
Sessões especiais do CachoeiraDoc – X Festival de Documentários de Cachoeira
Quando: 07 de outubro de 2025
Horário: entre 14h e 20h30
Onde: Auditório da Facom, UFBA
Endereço: R. Barão de Jeremoabo, s/n – Ondina, Salvador – BA
Entrada: Gratuita (sujeita a lotação do espaço)
Programação
07/10 | 14h às 17h
A Mulher sem Chão | 79min
(Direção: Auritha Tabajara e Débora McDowell)
Quilombos | 9min
(Direção: Riane Nascimento)
Mulher Maracatu | 22min
(Direção: Carlota Pereira e Dani Cano)
Seguidos por mesa de debate com:
Riane Nascimento (Realizadora)
Matheus Araújo dos Santos (Curador)
07/10 | 17h30 às 20h30
Yõg Ãtak: Meu pai, Kaiowá | 93min
(Direção: Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero, Luisa Lanna)
Mopái Pjuta Ãkakje’y – A roça e os alimentos MKyky | 18min
(Direção: Kamtinuwy Myky, Kojayru Myky, Mãnynu Myky, Njãkyru Myky, Njãwayru Myky, Takarauku Myky, Tipuu Myky)
Seguidos por mesa de debate com:
Karliane Nunes (Professora e Pesquisadora do IHAC)
Zai Moura (Curador)
Foto nome CachoeiraDoc: Victória Nasck
Demais Fotos: CachoeiraDoc / Filmes