A Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (25), a programação oficial do Natal Salvador 2025, que ocorrerá a partir do dia 5 de dezembro até 6 de janeiro do próximo ano, trazendo novamente o Centro Histórico como palco principal. A região será tomada por desfiles, apresentações musicais, vilas natalinas e uma cenografia especial para soteropolitanos e turistas curtirem os festejos.
Todos os detalhes foram divulgados pelo prefeito Bruno Reis, pela vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, e pelo diretor de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães, no foyer do Palácio Thomé de Souza.
O tema dos festejos neste ano será “Natal de Luz na Cidade que Brilha o Ano Inteiro”, e quem curtir a programação vai se deparar com diversos atrativos para as famílias em tradicionais pontos do Centro Histórico. Uma das principais novidades é que a Avenida Sete de Setembro ganhará um corredor de luz com cascatas laterais em um percurso de 1,3 km, na altura da Casa D’Itália até a Praça Castro Alves.
A praça do poeta, aliás, principal acesso ao circuito natalino, terá cortina de LED no Palácio dos Esportes e no estacionamento. Ao entrar pela Rua Chile, o público vai se deparar com um túnel de som e luz com quase 400 metros de extensão e mais de 25 milhões de microlâmpadas, considerado o maior corredor contínuo do Brasil. Além disso, na Praça Thomé de Souza, serão montados uma vila de artesanato, o Palco Duomo, paisagismo temático e a chamada “Casa Submersa” cenografada.
A Praça da Sé, por sua vez, ganhará túnel de bambu, praça de alimentação, árvore interativa e presépio na Cruz Caída, enquanto o Terreiro de Jesus receberá iluminação cênica nas igrejas, peças “instagramáveis”, Casa do Papai Noel e shows de lasers. Os festejos terão patrocínio da Coca-Cola.
Economia
O Natal Salvador movimentará diversos setores da economia local. Estão previstos mais de 3,8 mil postos de trabalho diretos e 4,9 mil indiretos, além da participação de 2,5 mil artistas, 40 expositores, 40 guias de turismo, 25 restaurantes, 40 lojas e 18 instituições. Mais de 250 ambulantes cadastrados terão espaço garantido no circuito.
O evento também deve reforçar Salvador como destino turístico. Na edição de 2024, mais de 1,7 milhão de pessoas visitaram as atrações, sendo 300 mil apenas na Casa do Papai Noel. A capital baiana chegou a figurar entre os destinos mais procurados do país para o período natalino.
Para atender ao público que visitar a programação, a Prefeitura montará um esquema de segurança com pórticos de acesso, planos de mobilidade e medidas de acessibilidade. Além disso, a decoração de Natal será levada para diversos bairros como forma de descentralizar a iniciativa pela cidade.
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS