As artistas Nanda Costa e Lan Lanh são as convidadas da mesa de abertura da Fliquinha, espaço da FLICA – Festa Literária Internacional de Cachoeira – dedicado às crianças. A mesa, que terá mediação da escritora e curadora Emília Nuñez, será no dia 23 de outubro (quinta-feira), às 14h, e um dos assuntos do encontro será o projeto infantil Uki Kerê Ké, que Nanda e Lan Lanh mantêm no YouTube. O trio também vai conversar sobre como é possível diminuir a influência das telas na infância.
“Vamos falar sobre a experiência de maternidade de Lan Lanh e Nanda, que têm duas filhas. São duas mulheres que trazem uma maternidade ativa e leitora, então conversaremos sobre como os livros nos apoiam na maternidade”, revela Emília Nuñez, que é curadora da Fliquinha pelo segundo ano seguido. Durante a conversa, serão exibidos clipes do canal das convidadas, para a diversão das crianças. Mas Emília avisa que a mesa é para toda a família.
Haverá ainda um debate sobre como manter uma relação saudável entre as crianças e as telas. “Podemos pensar na ‘boa tela’, como o projeto de Lan Lanh e Nanda, que agrega muita coisa às crianças, as estimula a cantar e a brincar. A tela não é vilã, mas os adultos precisam acompanhar o que as crianças assistem”, realça a curadora da Fliquinha.
FLICA 2025
A 13ª edição da FLICA – Festa Literária Internacional de Cachoeira – será realizada entre 23 e 26 de outubro, com o tema “Ler é Massa!”. O evento vai reunir mais de 60 autores nacionais e internacionais, além de artistas e leitores, para celebrar a magia da literatura.
A alma da festa é formada por três espaços principais: a Tenda Paraguaçu, principal palco de encontros e debates literários; a Fliquinha, dedicada às crianças; e a Geração Flica, para o público jovem.
A curadoria desta edição é composta por Wesley Correia, Emília Nuñez, Deco Lipe e Linnoy Nonato. A realização tem a assinatura da SCHOMMER Produções e a coordenação geral é feita por Verônica Nonato.
Entre os artistas e escritores que participam da FLICA 2025, estão Bárbara Carine, Paula Pimenta, NegaFyah, Russo Passapusso, Rita Batista, Lirinha, Aline Midlej, Leozito Rocha, Nelson Pretto, Mário Kertész e os convidados estrangeiros, a peruana Gabriela Wiener e o palestino Atef Abu Saif.
Acessibilidade – Todos os espaços apresentam indicação etária livre e contam com acessibilidade. As atividades acontecerão em espaços distintos, todos com rampas de acesso e sanitários químicos para pessoas com deficiências.
A Tenda Paraguaçu, Geração Flica, Fliquinha, o espaço Bahia Presente e o Palco Ritmos terão intérpretes em libras visíveis, de frente para a plateia. Produtores estarão em cada espaço para acompanhar pessoas com deficiência e fornecer informações. Para as mesas literárias com autores estrangeiros, serão disponibilizados a todos, incluindo os deficientes visuais, fones de ouvido com áudio da tradução em português.
A 13ª edição da FLICA tem patrocínio do Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), Caixa e Governo Federal. É contemplada pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à SecultBA, e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Conta com o apoio da EMBASA e ACELEN. A realização é da SCHOMMER, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeira e LDM (livraria oficial do evento).
SERVIÇO:
FLICA 2025
Quando: 23 a 26 de outubro de 2025
Mesa: Nanda Costa e Lan Lanh num bate-papo sobre maternidade, leitura e o projeto Uki Kerê Ké, com mediação de Emília Nuñez
Data: 23 de outubro, às 14h
Espaço: Fliquinha (CAHL – Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB)
Mais informações:
Site: https://flica.com.br/
Instagram: @flicaoficial | https://www.instagram.com/flicaoficial/