De acordo com estudo da Elos Ayta, o real quase liderou o ranking de valorização na sessão desta terça-feira (23), com dólar PTAX apresentando queda de 0,74%. Só perdeu para o Peso Argentino, valorizou cerca 5,02% em relação ao dólar. Em relação à moeda brasileira, o dólar comercial teve queda ainda maior que considerando a PTAX, com menos 1,11%, a R$ 5,27 pela primeira vez desde 6 de junho de 2024.
A valorização da moeda acompanhou o movimento do resto do mercado brasileiro em relação às falas de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sobre um potencial encontro com sua contraparte brasileira, Lula. Mesmo sem liderar o ranking, após dia forte também para os ativos europeus, o Ibovespa bateu recordes e chegou pela primeira vez aos 147 mil pontos durante o pregão. E, no fechamento, o índice também bateu recorde, ao encerrar o dia com 146.424,94 pontos.
“Esse ambiente favoreceu o apetite por ativos brasileiros, enquanto, no exterior, a leitura mais fraca dos PMIs dos EUA derrubou os juros dos Treasuries e enfraqueceu o dólar no mercado global, movimento em sintonia com a valorização de outras moedas de países emergentes e exportadores de commodities”, considerou Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad.
Foto: Pixabay