Com uma atmosfera vibrante e repleta de experiências, a 16ª edição do Festival Homens de Barro reuniu cerca de 5 mil pessoas em Ibirataia, no sul da Bahia, consolidando-se como a maior instalação de esculturas em cerâmica das Américas. Além de ser um dos mais importantes encontros culturais da região, o evento – realizado entre os dias 17 e 20 de setembro – transformou a cidade em um verdadeiro palco para a arte, a gastronomia e a música, atraindo famílias, turistas e apreciadores da cena criativa local.
Entre os principais atrativos, as esculturas gigantes de barro foram o grande destaque. Assinadas pela idealizadora do festival, Selma Calheira, as peças são produzidas manualmente e podem chegar a até 6 metros de altura. O festival também reuniu chefs renomados e novos talentos da culinária regional em uma praça de alimentação marcada por aromas e sabores únicos. Pratos autorais, releituras de receitas tradicionais e opções para todos os paladares conquistaram o público. Além disso, a programação contou com feira de artesanato, exposições de arte, workshops, apresentações culturais e musicais, reforçando o compromisso do festival com a economia criativa e a valorização de talentos locais. Expositores de diferentes segmentos promoveram um grande intercâmbio cultural, gerando também oportunidades de renda para a comunidade.
Para Selma Calheira, idealizadora do evento, esta edição superou todas as expectativas: “cada detalhe foi pensado para proporcionar uma experiência completa, da gastronomia criativa às apresentações musicais que misturaram ritmos e gerações. Mais do que um festival, este encontro é um convite para que o público reconheça a força da nossa economia, valorize os talentos locais e fortaleça os atrativos culturais da cidade. Encerramos esta edição com o coração cheio de gratidão e já sonhando com novidades que tornem a próxima ainda mais inesquecível”, afirma.
A realização do festival – que contou com a presença do Prefeito de Ibirataia, Sandro Futuca, e do Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar – foi do Instituto Homens de Barro Cores da Terra, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, SETUR (Secretaria de Turismo) e Prefeitura de Ibirataia, e apoio da Band Bahia e Maré Comunicação.