A atriz baiana Goka Maciel ganhou notoriedade novamente nas redes sociais sobre a inclusão de Edson Gomes na Academia Brasileira de Letras (ABL). A influenciadora apresentou motivos para que o cantor e compositor baiano, conhecido como o “Rei do Reggae” no Brasil, integre a instituição. A publicação original foi feita em abril, mas voltou a viralizar, ganhando o apoio de artistas e internautas.
No vídeo, Goka destacou a importância das letras de Edson Gomes, “Enquanto o ensino médio brasileiro finge que a África não existe ou, em pior, reduz ela à escravidão. Edson Gomes entrega uma aula em Etiópia, uma denúncia contra a visão eurocentrada do nosso currículo. “Lá na escola, não contaram nada, fizeram questão de esconder.” Já em Camelô, Edson faz o que nem o IBGE fez. Ele reconhece o trabalhador informal como um herói nacional. Um herói que foge da polícia vendendo capinha de celular”.
Natural de Cachoeira, Edson Gomes aborda através do reggae assuntos como a injustiça social, violência urbana, racismo e desigualdade. O transformando em referencia para musica Brasileira e sinônimo de resistência e luta no estado.