segunda, 22 de setembro de 2025
Euro Dólar

REINO UNIDO QUER ESTREITAR LAÇOS ECONÔMICOS COM O BRASIL; ENTENDA

Bruna Carvalho - 22/09/2025 10:21

Empresas britânicas poderão ter exportações mais baratas e ágeis para Brasil e Argentina após a visita do ministro do Comércio do Reino Unido, Sir Chris Bryant, aos dois países sul-americanos. O ministro cumpre agenda em Brasília e São Paulo entre os dias 22 e 24 de setembro, com foco em medidas práticas que reduzam burocracias e ampliem os fluxos comerciais.

Entre os temas em negociação estão cooperação aduaneira, boas práticas regulatórias, crédito à exportação e reconhecimento mútuo em avaliação de conformidade. Os acordos pretendem simplificar processos alfandegários, acelerar a liberação de cargas e dar mais segurança às cadeias de suprimentos.

O comércio bilateral entre Brasil e Reino Unido alcançou um recorde de £12,3 bilhões (cerca de R$ 88,4 bilhões). Apesar do crescimento, autoridades britânicas veem espaço para ampliar a parceria em áreas como energia limpa, ciências da vida e transformação digital.

Bryant destacou a relevância da aproximação. “Brasil e Argentina são as duas maiores economias da América do Sul, e laços comerciais mais estreitos nos ajudarão a impulsionar o crescimento econômico previsto em nosso Plano de Mudança. Minha visita ajudará a destravar algumas das dificuldades enfrentadas por empresas britânicas ao exportar para esses mercados extremamente importantes, trazendo benefícios práticos e abrindo novas oportunidades comerciais em todo o Reino Unido”, afirmou.

Em São Paulo, o ministro se reunirá com líderes de empresas britânicas e investidores latino-americanos para discutir acesso ao mercado e promoção do Reino Unido como destino de capital de longo prazo. Os encontros marcam o lançamento das Estratégias Comercial e Industrial britânicas na América Latina, com Brasil e Argentina no centro da agenda.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.