Um pesquisa que apresenta números de emplacamentos de carros elétricos, mostrou que Salvador foi a sexta colocada no Brasil entre janeiro e agosto. Foram 1,2 mil emplacamentos, o que a posiciona como a primeira cidade do Nordeste, à frente do Recife e de Fortaleza. A primeira posição no ranking é de Brasília, com 4,7 mil unidades no período, seguida por São Paulo (3,5 mil), em segundo lugar, e Rio de Janeiro (1,6 mil), na terceira posição. Fechando as cinco primeiras posições, aparecem Belo Horizonte (1,3 mil), na quarta, e Curitiba (1,2 mil), na quinta.
Em relação à liderança, além da renda per capita superior, a capital federal conta com maiores incentivos, como a isenção do IPVA para carros elétricos de qualquer preço. Com isso, por lá, 10,2% dos automóveis emplacados neste ano são 100% elétricos. Na capital baiana, onde 6,2% dos emplacamentos de 2025 são de elétricos, o governo do estado libera a cobrança para veículos que custam até R$ 300 mil.
Os veículos 100% elétricos bateram mais uma vez o recorde mensal de vendas em agosto, com 7.624 unidades. Na comparação com agosto de 2024 (5.115), a categoria teve um crescimento robusto de 49%. No acumulado do ano, foram emplacadas 45.216 unidades zero-quilômetro no Brasil.
As vendas globais de veículos elétricos atingiram 12,5 milhões de unidades nos primeiros oito meses do ano, crescimento de 25% comparado ao mesmo período de 2024. O mercado norte-americano atingiu um recorde mensal em agosto, com os consumidores acelerando as compras para aproveitar o crédito tributário antes que ele expire, no final deste mês. Na Europa, o impulso permanece, motivado pela legislação de emissões.
A Alemanha e o Reino Unido, principais polos automotivos na região, cresceram 45% e 31% no acumulado do ano, respectivamente. Já o mercado chinês desacelerou nos últimos dois meses, mas isso contrasta com o ano passado, quando o aumento dos subsídios para o programa de troca de veículos impulsionou a demanda por elétricos no país. Os dados globais foram compilados pela consultoria Rho Motion.
A Porsche confirmou que irá lançar a versão puramente elétrica do Cayenne no final do ano. Essa configuração será oferecida ao lado das versões atuais com motor a combustão e híbridas. Até lá, a empresa alemã segue testando o SUV em situações extremas, com temperatura variando entre -35 °C na Escandinávia até 50 °C no Vale da Morte, nos Estados Unidos.
Vivendo um ciclo de renovação de portfólio, o que explica as vendas em baixa no país, a Audi confirmou a chegada do Q5 em outubro e abriu a pré-venda. Além de uma nova plataforma e desenho atualizado, o SUV tem no interior tecnológico um painel digital de 11,9 polegadas e multimídia de 14,5 pol. Entre outros equipamentos, destacam-se os faróis de LED matriciais e um sistema avançado de auxílios à condução. Inicialmente, será oferecido o conhecido motor EA888 de quinta geração, um 2 litros turbo, agora com 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque (7 cv e 3,1 kgfm a mais que o antecessor).
Já a tração é integral e a transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. O Q5 está disponível para reserva nas carrocerias SUV e Sportback, com preços a partir de R$ 399.990 e R$ 429.990, respectivamente. Entre os rivais estão o BMW X3, o Lexus NX e o Mercedes-Benz GLC.(Correio)
Fotos: Feijão Almeida/GOVBA