domingo, 21 de setembro de 2025
Euro Dólar

MILHARES DE PESSOAS VÃO ÀS RUAS EM SALVADOR E OUTRAS CIDADES CONTRA A PEC DA BLINDAGEM E O PROJETO DE ANISTIA. VEJA VÍDEO

Redação - 21/09/2025 16:14 - Atualizado 21/09/2025

Milhares de pessoas foram às ruas e realizaram atos em diversas cidades do país neste domingo (21) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que anistia pessoas condenadas pelo 8 de janeiro.

Em Salvador, manifestantes se concentraram em frente ao Cristo da Barra, por volta das 9h e deram início ao ato por volta das 10h40. Com cartazes nas mãos e entoando gritos de ordem, os manifestantes seguiram em passeata.

Estão presentes no ato os atores Wagner Moura e Nanda Costa, a percussionista Lan Lanh e Daniela Mercury, ambas em cima de um trio elétrico. A manifestação contou com as presenças da cantora Daniela Mercury, dos atores Wagner Moura e Nanda Costa, e a percussionista Lan Lanh, em cima de um trio elétrico.

“Estamos juntos lutando pela democracia brasileira, contra anistia, que já foi julgada pelo Supremo, de forma adequada, respeitando o Estado Democrático de Direito e todo processo legal. A gente não aceita que ela seja ressuscitada a qualquer custo”, afirmou Daniela.

Após ser aprovada na Câmara, a PEC da Blindagem segue para análise no Senado, onde sofre resistência. O senador Otto Alencar, presidente da CCJ,  disse que vai pautar o texto na próxima reunião do colegiado para “sepultar de vez esse assunto”. E disse que o projeto é um tapa na cara do eleitor.

Convocados nas redes sociais por movimentos de esquerda, os protestos aconteceram, além de Salvador,  em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina, Belém, Manaus, Cuiabá e outras cidades brasileiras.

Manifestantes também se posicionaram contra a tramitação do projeto que prevê perdoar os condenados envolvidos no ato golpista de 8 de janeiro de 2023. Na última quarta-feira (17), os parlamentares aprovaram um pedido de urgência para a proposta para acelerar a análise do texto.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.