sexta, 19 de setembro de 2025
Euro Dólar

PREFEITURA PREMIA PROFESSORES E ESTUDANTES DA EJA VENCEDORES DE CONCURSO DE EXPRESSÃO LITERÁRIA

Matheus Souza - 19/09/2025 16:18

A Prefeitura de Salvador premiou com tablets e chromebooks três estudantes matriculados na Educação para Jovens e Adultos (EJA) e mais três professores da rede municipal de ensino que venceram a 5ª edição do Concurso de Expressão Literária e Protagonismo Cidadão. A entrega dos dispositivos foi realizada nesta sexta-feira (19) pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado do subcontrolador geral do município, Rafael Figueiredo, além de gestores da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em cerimônia no Palácio Thomé Souza.

A iniciativa, vinculada ao programa A Cidade Somos Nós, tem como objetivo incentivar a cidadania ativa e o controle social entre os alunos da rede municipal, promovendo o exercício da participação popular e a transparência na gestão pública. Nesta edição, alunos da EJA foram convidados a expressar suas ideias e propostas no formato “Carta ao Prefeito de Salvador”, descrevendo demandas e visões da cidade para o futuro. No total, 119 alunos da EJA de 74 escolas participaram da ação.

Os três alunos melhores colocados, assim como seus respectivos professores orientadores, foram premiados. Os textos foram avaliados a partir de critérios de originalidade, relevância e clareza por uma comissão formada por integrantes da Controladoria-Geral do Município (CGM) e da Smed.

O primeiro lugar ficou com a aluna Erilane Alves, 19 anos, orientada pela docente Adélia Cristina Oliveira, da Escola Municipal Nova Sussuarana. A segunda posição foi conquistada por Laigian Tosta, 48, e pela professora Cátia Valentina Góis dos Santos, da Escola 2 de Julho, em Cajazeiras VI. Já o terceiro posto no pódio ficou com Márcia Santos, 50, e a professora Patrícia Teixeira Beninca, da Escola Professor Xavier Marques, em Bom Juá.

O prefeito ouviu das próprias alunas as demandas escritas nas cartas e reforçou que a participação cidadã é fundamental para que o poder público atenda aos anseios da cidade. “A Prefeitura recebeu nesta semana, pelo Ministério da Fazenda, o prêmio de primeiro lugar entre as capitais com a melhor gestão financeira do país. Ou seja, Salvador é destaque na qualidade de informação e controle fiscal, que são justamente o tema desse programa. Isso enfatiza ainda mais a importância do controle social, da transparência na aplicação dos recursos públicos e da necessidade dessa educação fiscal por todos nós, cidadãos”, pontuou Bruno Reis.

“Também somos a primeira em governança no Brasil. Isso significa que as nossas informações são publicadas e permitem que o cidadão possa verificar como o prefeito e a sua equipe estão investindo os recursos públicos, quais são as áreas que estão sendo priorizadas. É fundamental esse controle social, essa participação da sociedade para que nós, gestores, possamos melhorar cada vez mais. E essa carta de vocês traz indicações para que a gente siga alcançando esses objetivos”, acrescentou.

Funcionamento – Foi a primeira vez em que o Concurso de Expressão Literária e Protagonismo Cidadão teve como público-alvo os estudantes da EJA. Além de redação, em edições anteriores, outras manifestações artísticas foram exploradas, como tirinhas e cordéis. O programa A Cidade Somos Nós, criado em 2016, já impactou mais de 14 mil alunos da rede municipal de ensino.

“Buscamos incutir nos alunos elementos iniciais da participação cidadã, dos conceitos do que é transparência, de prestação de contas, de como eles podem entender quais são os mecanismos que podem ser adotados, junto à Prefeitura, para buscar informações e demandas. A cada ano, buscamos trazer um tema novo e uma forma de manifestação diferente, de forma a engajar ainda mais o estudante nesse sentido”, explicou o subcontrolador Rafael Figueiredo.

Além do concurso, o programa trouxe novidades com a atualização da cartilha didática e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que incorpora ferramentas digitais e gamificação para ampliar o engajamento dos alunos.

“Pegamos um projeto que já tinha uma visibilidade grande com os alunos do 9º ano e trouxemos para a EJA. E foi muito significativo. Adaptamos todo o material junto com a CGM para a realidade desse público. Houve uma adesão muito legal, com 119 participantes”, avaliou Mércia Cristina Machado, coordenadora da EJA de Salvador.

Vencedora do concurso de expressão literária, Erilane Alves escreveu uma carta trazendo o tema sustentabilidade e celebrou a iniciativa feita na escola: “Eu nunca imaginaria que eu ia ser a ganhadora, que ia ficar em primeiro lugar. Adorei esse projeto, que dá essa voz para nós, alunos, apresentarmos demandas para o prefeito. Sou muito grata à escola por me proporcionar essa oportunidade”.

 

Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.