quarta, 17 de setembro de 2025
Euro Dólar

1ª FEIRA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM REÚNE ESTANDES DE VENDAS E OFERECE MENTORIAS PARA QUEM QUER MONTAR NEGÓCIO PRÓPRIO

Bruna Carvalho - 16/09/2025 12:57

A 1ª Feira de Empreendedorismo Jovem reuniu, nesta terça-feira (16), 20 estandes para venda de produtos e serviços, no pátio da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela. Além do incentivo ao comércio, o evento representou uma oportunidade para os expositores, com idade entre 18 e 29 anos, ampliarem suas redes de contato.

A programação inclui também a realização de palestras sobre gestão de negócios e mentorias, alcançando a juventude que deseja montar o próprio negócio. Parte do Projeto Empreendaê, a feira foi viabilizada através da parceria entre a universidade e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

Presente na abertura do evento, a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, destaca que a iniciativa nasceu com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de negócios inovadores, fortalecendo a autonomia financeira e a inserção produtiva da juventude. “A proposta é que essa política pública seja cada vez mais ampliada, chegando também em outros territórios. A gente inicia hoje na Ufba, mas vamos ocupar vários outros espaços, com mais parcerias, para que a gente possa efetivamente profissionalizar a atividade empreendedora dos nossos jovens”, afirma a secretária. O diretor de Infância e Juventude da pasta, Eduardo Magalhães, também participou da abertura da feira.

O Empreendaê reforça o compromisso com o empoderamento juvenil, a partir de oportunidades dignas e alternativas que afastem os jovens da vulnerabilidade social. A concepção do projeto tem como base o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013), que assegura o direito ao trabalho e à renda para esta população.

Orientações

A feira também conta com serviços do SAC do Empreendedor e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), iniciativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). Com isso, o público pode, por exemplo, tirar dúvidas no local sobre a inscrição como Microempreendedor Individual (MEI) e receber mentoria para a elaboração de currículos.

Para a gerente de Empreendedorismo da Semdec, Alécia Mota, a ação dentro de uma universidade contempla um público em formação.”Nós estamos aqui para ajudar os dois lados, seja para montar um negócio próprio ou para quem optar pelo mercado formal”, destaca.

Além da exposição dos estandes, a feira contempla programação cultural com apresentações de música, dança e esportes, fortalecendo a integração entre juventude, empreendedorismo e cultura. A iniciativa também tem o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), do Conecta e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.