sábado, 13 de setembro de 2025
Euro Dólar

REDES SOCIAIS SÃO PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÃO PARA VIAJANTES, DIZ PESQUISA

João Paulo - 13/09/2025 08:52

Quase metade dos brasileiros usam as redes sociais como principal fonte de pesquisa na hora de viajar. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo , 49% dos turistas preferem buscar informações no Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Em segundo lugar aparecem as dicas de amigos e familiares, sendo o tradicional boca a boca preferido por 45% dos entrevistados.  As fontes menos utilizadas pelos viajantes são sites e blogs especializados (21%) e agências de viagens e turismo (20%). Jovens, entre 16 a 24 anos de idade, do sexo feminino e com ensino superior são os que mais usam as redes sociais em busca de novos destinos.

A pesquisa aponta que os destinos mais procurados estão na região nordeste do Brasil. Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) estão no topo da lista de lugares que mais despertam o interesse dos brasileiros para uma futura viagem.

Salvador (BA) aparece logo em seguida na lista, seguida por Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL). As experiências mais desejadas são o turismo de sol e praia (62%), seguido pelo turismo religioso e espiritual (18%) e o cultural e histórico (14%).

O levantamento “Turismo no Brasil – Tendências e Percepções” foi realizado pela empresa Nexus, a pedido do Ministério do Turismo, entre os dias 09 e 15 de agosto de 2025. Foram promovidas 2.503 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Foto: Márcio Filho/MTUR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.