domingo, 14 de setembro de 2025
Euro Dólar

CAPITÃO ALDEN DIZ QUE FUX ‘DESMONTOU O TEATRO’ DE MORAES AO ABSOLVER BOLSONARO

Bruna Carvalho - 11/09/2025 08:22

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA), vice-líder da oposição na Câmara, elogiou nesta quinta-feira (11) o voto do ministro Luiz Fux, que absolveu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) das acusações no processo da suposta trama golpista julgado na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Alden, Fux “desmontou o teatro criado pelo relator Alexandre de Moraes” ao divergir no julgamento e “escancarou que há uma perseguição política para criminalizar Bolsonaro”.

“Enquanto Moraes insiste em criminalizar a oposição política, Fux mostra coragem, honra a toga e lembra ao Brasil que ainda há ministros dispostos a defender a Constituição. Ele destacou que a missão principal do Supremo é a guarda da Constituição, o que não está sendo observado em tempos atuais. O processo é marcado por perseguição e um objetivo claro de eliminar o maior líder popular da direita brasileira”, afirmou.

O parlamentar também criticou o voto de Moraes pela condenação de Bolsonaro e de outros sete réus denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe. Para Alden, quando Moraes disse que não havia dúvidas sobre a tentativa de golpe após as eleições de 2022, “mostra que o resultado está decidido antes mesmo do julgamento”.

“Isso não é devido processo legal. O Brasil está diante de um julgamento que ficará marcado na história não como um ato de Justiça, mas como um ato de perseguição política contra Jair Bolsonaro e milhões de brasileiros que acreditam na liberdade”, declarou.

Antes do julgamento, Fux já era visto como esperança por aliados de Bolsonaro por ter apontado divergências na condução do processo. Para Alden, com o voto favorável, o ministro ganha apoio da direita caso sofra retaliações.

“É claro que ele vai enfrentar retaliações por parte de seus pares porque ousou se levantar contra o sistema. Por isso, ele precisa do apoio de todos nós. Esse é um momento histórico. O Brasil está vendo quem realmente defende a democracia e quem usa o Supremo para perseguição política”, concluiu.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.