sexta, 12 de setembro de 2025
Euro Dólar

COLÉGIO BERNOULLI OPERA COM 100% DE ENERGIA LIMPA EM SALVADOR E AMPLIA INVESTIMENTO EM SUSTENTABILIDADE

João Paulo - 09/09/2025 13:40 - Atualizado 09/09/2025

Referência em educação de qualidade, o Colégio Bernoulli também se destaca quando o assunto é sustentabilidade. Desde abril de 2025, a unidade Caminho das Árvores, em Salvador, passou a operar de forma 100% autossuficiente em energia elétrica, sendo abastecida por fontes limpas e renováveis. A fonte energética vem de dois sistemas: das placas fotovoltaicas instaladas na própria escola e da fazenda solar do grupo, localizada em Mucugê, na Chapada Diamantina, com capacidade para gerar energia suficiente para atender a mais de 1.200 residências por mês. A iniciativa alia excelência acadêmica à responsabilidade ambiental e posiciona o Bernoulli como uma das instituições de ensino mais avançadas do país em gestão sustentável.

Fazenda em Mucugê

Em funcionamento desde abril deste ano, a estação fotovoltaica é capaz de reduzir a emissão de carbono em mais de 300 toneladas por ano. Isso cobre a demanda de unidades do grupo e passa a atender também escolas parceiras. Em junho, foi firmado o primeiro consórcio, com a Escola Novas Ideias, de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A ação abre caminho para a construção de uma rede colaborativa entre instituições de ensino que priorizam energia limpa.

Sustentabilidade como prática

A frente de sustentabilidade do Bernoulli vai além da geração solar. Nas unidades de Salvador e Belo Horizonte (MG), o consumo já é realizado com base em contratos com geradoras de fontes 100% renováveis. Somente entre os meses de janeiro e abril de 2025, a iniciativa evitou a emissão de 15,09 toneladas de CO₂, o que equivale ao plantio de 117 árvores no mesmo período.

Para o gerente de Facilities do Bernoulli, Kaio Henrique Lima, o investimento coloca a instituição em um patamar único de impacto ambiental positivo dentro do setor educacional privado brasileiro.

“Ao implantarmos usinas solares, reduzimos sensivelmente nossa métrica de ‘pegada de carbono’ e reafirmamos o compromisso com a educação de qualidade e a sustentabilidade. O impacto é imediato, com a transferência de custos operacionais para investimentos em melhorias acadêmicas e de infraestrutura, além de duradouro, ao contribuir para a preservação ambiental e deixar um legado às próximas gerações”, destaca.

Com atuação integrada, o Bernoulli se consolida como uma instituição que forma para o presente e prepara para o futuro, dentro e fora da sala de aula. “Ao optar por essas fontes, o Bernoulli reafirma sua responsabilidade socioambiental e demonstra, com ações concretas, que é possível unir inovação, eficiência e propósito”, afirma o diretor-executivo das unidades escolares do Bernoulli, Marcos Raggazzi.

Foto: Fazenda de painéis solares em Mucugê, na Chapada Diamantina | Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.