sexta, 12 de setembro de 2025
Euro Dólar

MAIOR EVENTO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EUROPA HOMENAGEIA PRETA GIL E WANDA CHASE

Bruna Carvalho - 09/09/2025 11:50

A capital francesa recebe a 24ª edição da Lavagem de Madeleine, a maior e mais importante tradição afro-brasileira da Europa. O ponto alto será no dia 14 de setembro, a partir das 10h, quando uma multidão se concentrará na Place de la République para acompanhar o cortejo até a Igreja de Madeleine. Em 2024, mais de 60 mil pessoas participaram da festa, e a expectativa para 2025 é de um público ainda maior.

Neste ano, o evento presta uma homenagem emocionante à cantora Preta Gil, que foi a primeira madrinha da Lavagem, e à jornalista Wanda Chase, reconhecendo suas trajetórias, suas parcerias com o evento e o legado que seguirá inspirando as próximas gerações da cultura e da comunicação. Robertinho Chaves, multiartista, criador e organizador da Lavagem, explica a homenagem:

“Não poderíamos deixar de destacar a importância de Preta Gil e Wanda Chase. Cada uma, em sua arte e em sua força, iluminaram caminhos, inspiraram gerações e fortaleceram a presença da cultura brasileira no mundo. Esta homenagem é um agradecimento pelo que elas fizeram e representam para nossa história e nossa memória”, afirma.

Ao longo de vários dias de programação, Paris se transforma em um grande espetáculo, proporcionando uma imersão nos ritmos, na música, na dança, na espiritualidade e na cultura do Brasil, atraindo franceses, brasileiros e pessoas de diversas nacionalidades. No domingo (14), a partir das 10h, na Place de la République, a batida contagiante do Olodum, o talento de Jau ao cantar sobre a Bahia e o Brasil, o som marcante de Armandinho Macedo, um dos precursores do trio elétrico, e a energia de mais de 700 artistas vão tomar as ruas da capital francesa.

O evento integra a programação oficial da Prefeitura de Paris e do Ano do Brasil na França, reforçando seu papel como ponte cultural entre os dois países. Ao longo de 4 km de cortejo, baianas vestidas de branco, capoeiristas, maracatus e batucadas conduzirão o público em uma mistura de fé, tradição e resistência, até a simbólica lavagem das escadarias da Igreja de Madeleine. A cerimônia, conduzida pelo Babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Ojú Onirê de Santo Amaro da Purificação, abrirá caminhos e celebrará a união entre culturas, religiosidade e tradição popular.

Foto: Emílio Dantas

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.