Em 2015, mais de 100 mil mulheres negras marcharam, em Brasília, contra o racismo, o sexismo, a violência e em defesa do Bem Viver. Dez anos depois, a marcha nacional pretende reunir 1 milhão de mulheres negras na capital do país. Para celebrar o marco histórico, o Plenário da Câmara Municipal de Salvador será palco da Sessão Especial em homenagem aos 10 anos da Marcha Nacional das Mulheres Negras, na próxima sexta-feira (12), às 13h.
A atividade é uma iniciativa da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL) e busca reconhecer e demarcar a Marcha Nacional das Mulheres Negras de 2015 como um ato político histórico e coletivo fundamental na luta contra o racismo, o sexismo, a violência e em defesa do Bem Viver. Com a marcha, as mulheres negras de todo o país evidenciam o projeto político para o país, que é construído com base na organização popular e na garantia de direitos.
> “A Marcha das Mulheres Negras foi e continua sendo um divisor de águas na história política deste país. Essa Sessão é um reconhecimento institucional e um chamado à unidade para seguirmos firmes até a 2ª Marcha em 2025”, destaca a vereadora Eliete Paraguassu.
A Sessão Especial terá a participação de lideranças do movimento de mulheres negras, como a socióloga Vilma Reis, a historiadora Valdecir Nascimento e as lideranças quilombolas Marizélia Lopes e Amanda Oliveira; de organizações sociais, como Suely Santos da Rede de Mulheres Negras e Marizete Pires da ONG Mulher Por Mulher; de universidades, como a pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB, Denize Ribeiro e a professora da UNEB de Juazeiro, Márcia Guena.
Além de representações religiosas, como Ekedy Sinha do Terreiro Casa Branca, representantes de órgãos públicos, entre outras. O encontro também se insere no processo de mobilização rumo à 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, já convocada para o dia 25 de novembro de 2025, em Brasília.
O que: Sessão Especial em homenagem aos 10 anos da Marcha Nacional das Mulheres Negras
Quando: 12 de setembro de 2025 (sexta-feira), às 13h
Onde : Plenário da Câmara Municipal de Salvador (Praça Thomé de Souza, s/n – em frente ao Elevador Lacerda)