No último domingo (7), durante as comemorações da Independência do Brasil, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou do ato cívico no Campo Grande, em Salvador, reforçando o mote “o Brasil é dos brasileiros”. A frase foi estampada em bonés distribuídos no evento, em referência à mesma ação do governo federal em Brasília.
Neste ano, o Palácio do Planalto adotou a campanha “Brasil Soberano”, em resposta às tensões comerciais com os Estados Unidos após o tarifaço de 50% sobre exportações brasileiras anunciado pelo presidente Donald Trump.
Em entrevista, Jerônimo destacou que a luta pela soberania nem sempre contemplou personagens importantes da história.
“Muitas vezes, apenas algumas pessoas escolhidas pela elite aparecem na história brasileira. Mas é importante também dizer que, em outros momentos, pude participar, no 7 de Setembro, do Grito dos Excluídos, uma manifestação popular que reivindica justamente isso”, disse.
O governador defendeu a preservação da memória da independência para as próximas gerações e reforçou a importância da posição brasileira diante do cenário internacional.
“Na condição de governador, acredito que a nossa presença deve contribuir para estabelecer um ambiente de paz e tranquilidade, permitindo que o Brasil se mantenha em uma posição soberana e autônoma, especialmente em relação aos Estados Unidos, que neste momento desvirtua procedimentos tradicionais das relações internacionais”, afirmou.
Foto: Amanda Ercília/GOVBA