Os primeiros números oficiais das eleições legislativas na província de Buenos Aires indicam vitória do peronismo de centro-esquerda, liderado pelo governador Axel Kicillof. O resultado reforça sua posição como figura central da oposição e possível candidato à presidência em 2027. Com 82% das urnas contabilizadas, a Fuerza Patria soma 46,9%, enquanto a La Libertad Avanza, legenda do presidente Javier Milei, registra 33,8%.
A divulgação ocorreu pouco depois das 21h deste domingo (7). A disputa na província de Buenos Aires — a mais populosa e politicamente relevante da Argentina — é vista como um indicativo para as eleições nacionais de meio de mandato, previstas para outubro. Os eleitores “bonaerenses” definiram 46 cadeiras de deputados e 23 de senadores provinciais.
Ao reconhecer o resultado, Milei reforçou sua defesa das políticas liberais. “O rumo não vai mudar, será redobrado”, declarou na sede provincial de sua coalizão.
“O que precisa ficar claro é que, sem nenhuma dúvida, no plano político tivemos uma derrota. Se quisermos seguir em frente, é preciso aceitar os resultados. Sofremos um revés e é preciso assumi-lo”, afirmou Milei. “Isso nos levará a uma autocrítica profunda, na qual corrigiremos os erros que cometemos. Não há opção de repetir os mesmos erros. Nós os corrigiremos”, complementou.
A ex-presidente Cristina Kirchner, em prisão domiciliar, acenou para apoiadores da sacada de seu apartamento na Recoleta e celebrou o resultado em uma rede social.