sexta, 05 de setembro de 2025
Euro Dólar

CCR METRÔ BAHIA DOA ITENS ESQUECIDOS NO SISTEMA METROVIÁRIO PARA ASSOCIAÇÃO EM MUSSURUNGA

Matheus Souza - 05/09/2025 15:48

Na manhã desta sexta-feira (5), a CCR Metrô Bahia reforçou seu compromisso social ao doar para a Associação Silvano Alves de Araújo (ASAA), em Mussurunga, diversos objetos recolhidos pela Central de Achados e Perdidos, instalada no Terminal Retiro. A instituição beneficia anualmente cerca de duas mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Entre os itens doados estavam bicicletas, caixa de som, liquidificador, airfryer, teclado e outros eletrodomésticos que permaneceram na Central no período de 30 dias. De acordo com o regulamento da concessionária, após esse prazo, os itens em boas condições de uso são doados a instituições, como a APAE. Já os documentos pessoais que não são retirados pelos proprietários são encaminhados à Secretaria de Segurança Pública (SSP).

“O nosso projeto contempla instituições do entorno do sistema metroviário que atuam em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social, e a Associação Silvano Alves de Araújo é uma delas. A maior parte dos produtos esquecidos no metrô e doados à entidade será destinada a bazares solidários, cuja arrecadação será revertida para melhorias no espaço, como a estrutura da sala de capacitação e a aquisição de equipamentos, a exemplo de computadores utilizados nas atividades oferecidas”, destacou Anaclea Vasconcelos, analista de responsabilidade social do Metrô Bahia.

Achados e Perdidos

De janeiro a junho de 2025, a concessionária registrou 5.118 itens esquecidos em estações de metrô. No mesmo período, 376 pertences foram devolvidos diretamente aos donos, após a retirada no balcão da unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Entre os objetos mais comuns estão documentos pessoais, crachás, cartões de passagem, guarda-chuvas, roupas, sapatos e garrafas de água. Também há registros de itens inusitados, como um console de videogame Xbox, um vestido de noiva e até uma dentadura.

O processo de devolução é simples. O passageiro pode verificar diretamente na Central de Achados e Perdidos, ou solicitar uma consulta no sistema para saber se o documento foi encontrado no modal. Caso o item esteja cadastrado, os colaboradores da empresa confirmam os dados do titular e realizam a entrega segura dos pertences aos proprietários.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.