quarta, 03 de setembro de 2025
Euro Dólar

SENADO APROVA PARECER DE JAQUES WAGNER (PT-BA) À PEC 66, QUE PERMITE MAIS INVESTIMENTOS AOS MUNICÍPIOS E ESTADOS

João Paulo - 03/09/2025 09:21

O Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 66, que vai permitir aos municípios e estados mais investimentos em saúde, educação, segurança e outros serviços públicos essenciais para a população, foi aprovada nesta terça-feira (2) no Senado. O projeto teve como relator o senador Jaques Wagner (PT-BA) e segue à promulgação.

A aprovação da matéria traz maior previsibilidade e planejamento financeiro para os municípios e estados. Poderão, por exemplo, renegociar em até 300 meses os débitos com o INSS. Além disso, poderão fazer uma previsão efetiva de pagamento de precatórios (dívidas judiciais transitadas em julgado) sem comprometer as ações voltadas ao bem das comunidades.

“Era um clamor de governadores e prefeitos diante dessa escalada que se transformou o pagamento de precatórios. Essa PEC vem ao encontro da previsibilidade, porque atualmente vem uma sentença judicial e o gestor precisa cumprir e altera toda a parte financeira. E não há empresa ou governo que possa trabalhar sem ter essa previsão”, afirmou Wagner. Ainda de acordo com o senador, no caso da União, a emenda retira os precatórios do limite de gastos até o ano que vem e prevê o retorno progressivo desses valores ao Orçamento a partir de 2027.

Foto: Alessandro Dantas

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.