Em 2025, a primeira versão de Fausto, obra literária dramática criada pelo escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, completa 250 anos. Para celebrar a data, o NEOJIBA realiza dois concertos gratuitos nos dias 5 e 6 de setembro, no Parque do Queimado, sede do programa, no bairro da Liberdade. Sob a regência do diretor musical do programa, Eduardo Torres, a Orquestra NEOJIBA apresentará um repertório que conecta literatura e música, reunindo obras inspiradas diretamente no drama de Goethe e peças que dialogam por afinidade estética e temática.
Repertório
No programa, a Orquestra apresentará obras de Beethoven, como as aberturas As Criaturas de Prometeu, op. 43, e Egmont, op. 84, composta para a peça homônima de Goethe. De Mendelssohn, será interpretada a abertura Mar Calmo e Viagem Próspera, op. 27, inspirada em duas poesias de Goethe reunidas em uma única peça musical. Também fazem parte do repertório a abertura da ópera Fausto, de Gounod, e a Marcha Húngara, de Berlioz, extraída da obra A Danação de Fausto.
O concerto também destaca as nossas raízes, eixo temático da programação do NEOJIBA em 2025, com a execução de obras de artistas do programa. Serão apresentadas a Abertura-Scherzo, de Vinícius Costa Jaloto, e Maculelê, o Exórdio, de Jamberê, dois compositores da casa que se destacam pela criatividade e força musical.
Goethe
Goethe, um dos maiores nomes da literatura, marcou a história e ultrapassou fronteiras literárias. Suas reflexões sobre o destino humano inspiraram gerações de compositores, como Gounod, Berlioz, Schumann e Liszt. A força poética e filosófica de transformou Fausto em um elo permanente entre literatura e música, consolidando-o como referência essencial da cultura ocidental. Os concertos dos dias 5 e 6 de setembro, em homenagem aos 250 anos de Fausto, têm o apoio da Associação Goethe da Bahia.
Orquestra NEOJIBA
Principal formação orquestral do NEOJIBA, a orquestra é composta por jovens músicos entre 15 e 27 anos. Desde sua fundação, tem sido uma referência na formação orquestral juvenil e na excelência artística, sendo a primeira orquestra juvenil brasileira a se apresentar na Europa e a única orquestra brasileira a tocar na Philharmonie de Paris.
Eduardo Torres
Mestre em Regência Orquestral e pianista graduado pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Eduardo Torres é diretor musical do NEOJIBA desde 2014. Ao longo de sua formação, estudou com nomes como Esther Cardoso, Eleazar de Carvalho, Ernst Widmer, Dante Anzolini, Louis Lane, Roberto Duarte, Guilhermo Scarabino, Wayne Toews e Roberto Tibiriçá. Como regente, já esteve à frente de formações como a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), Orquestra Sinfônica da UFBA, Orquestra Acadêmica do Teatro Colón, Orquestra Antunes Câmara, Orquestra e Coro Barroco na Bahia, Orquestra Petrobrás Pró-Música e Orquestra Juvenil da Bahia. Atuou também como pianista da OSBA. Sua discografia inclui o CD Remeiros do Rio São Francisco, lançado pelo selo Paulus, no qual rege cinco obras para orquestra de cordas do compositor Ernst Widmer.
NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 18 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 36 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
Serviço:
Série Salvador Sinfônica – Concertos em homenagem aos 250 anos de Fausto, de Goethe
Orquestra NEOJIBA
Regente: Eduardo Torres
5/9 às 19h, e 6/9 às 17h (sexta e sábado), no Parque do Queimado, Liberdade
Entrada gratuita
Ficamos de dar a ” Associação Goethe da Bahia” como “apoio” ao concerto.
Certo. Vou verificar como entrará no release.