Em celebração à diversidade e excelência da gastronomia de Salvador, o Prêmio Melhores da Gastronomia Salvador apresentou os vencedores da sua primeira edição, contemplando a atuação do setor em 2024. Os grandes nomes da cena gastronômica soteropolitana foram revelados na noite desta sexta-feira (29/08), em uma cerimônia realizada no Centro de Convenções Salvador (CCS) – administrado pela multinacional francesa GL Events – para 600 convidados entre autoridades e personalidades, como a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos; o coordenador da CAR, do Governo do Estado, Ivan Leite Fontes; e a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos, além de chefs, donos de restaurantes, críticos, personalidades do setor, imprensa, influenciadores e artistas.
Durante o evento, que contou com a jornalista Patrícia Abreu como mestre de cerimônia, foram entregues 38 premiações – sendo 22 categorias, 10 destaques e 6 profissionais. O troféu foi criado e concebido pelo artista plástico Bel Borba.
Mais premiados
Entre os destaques da noite, está Fabrício Lemos, a frente do Grupo Origem, que recebeu o prêmio de Chef do Ano e mais cinco troféus pelos restaurantes. O Origem levou dois prêmios: na categoria geral de Melhor Restaurante e nos destaques com a Melhor Equipe de Cozinha, sendo considerada pelo júri como a mais habilidosa, eficiente e criativa. O funcionário Gil do Origem, como é carinhosamente conhecido, foi escolhido como Melhor Maitre; enquanto o Omi e o Megiro Boteco, que integram o grupo, foram eleitos como Melhor Restaurante de Hotel e Melhor Boteco, respectivamente.
Ausente fisicamente da cerimônia, mas representado por sua equipe, o chef Fabrício Lemos destacou a felicidade com o reconhecimento e a importância da premiação para o setor gastronômico. “Eu e a chef Liziane estamos extremamente felizes. Nossa equipe representa a essência do que fazemos, que é formar pessoas. No menu da Origem já falamos sobre isso, sobre nossas heranças, porque não se trata apenas de produto, mas de pessoas. Essa premiação, de grande porte, motiva e fortalece todos os restaurantes. Sou muito grato a Licia Fábio, Ronaldo e Paulo por essa iniciativa. Estou, de verdade, extremamente feliz”, afirmou Fabrício.
Já a Homenagem do Ano foi designada ao chef Edinho Engel, criador do Amado e um dos ícones da gastronomia baiana. O restaurante Amado recebeu três títulos: Melhor Carta de Vinhos, Melhor Atendimento ao Cliente e Melhor Ambiente.
Edinho Engel falou sobre a evolução e a força da gastronomia no estado ao longo das últimas décadas: “A gastronomia baiana está dando saltos estrondosos. Ela cresce muito em representatividade, em expressão e em produção de gente boa — de cozinheiros, de eventos, de profissionais de serviço. Há 20 anos, a Bahia era mais calma, vamos dizer assim… tinha pouca coisa fazendo sucesso. Mas, nesses anos todos, a gastronomia virou algo espetacular aqui. Isso se deve muito aos chefs que vieram antes de mim, como Beto Pimentel, que teve a coragem de inovar a comida baiana, e também às baianas que sempre fizeram da Bahia uma expressão de identidade cultural tão bacana. Eu vim, ajudei um tanto. Depois disso, agora, Fabrício Lemos e todos esses jovens chefs vêm renovando. Então, eu sou absolutamente feliz com essa história de ver a gastronomia baiana tão em evidência no Brasil”, contou emocionado Edinho.
Quem também se destacou na premiação foi o Dona Mariquita, da chef Leila Carreiro, que venceu como Melhor Restaurante Regional de Cozinha Brasileira e Melhor Restaurante de Comida Baiana; e Peu Magalhães, dono do Purgatório, com a Melhor Carta de Drinks, a Melhor Experiência de Bar ou Coquetelaria, além do prêmio de Melhor Mixologista, concedido a Jonatan Albuquerque.
Ao celebrar a conquista, a chef Leila Carneiro destacou a importância do reconhecimento. “Eu tô muito feliz, porque o Dona Mariquita faz 20 anos este ano. E, assim, ganhar uma premiação, duas premiações… isso é um presente. É um presente pra casa”, contou.
Peu Magalhães, dono do Purgatório, falou sobre a alegria de ter seu trabalho reconhecido: “Muito feliz! Já elogiei bastante o prêmio, que é extremamente importante e necessário para reconhecer um setor tão carente, que é o de gastronomia, de alimentos e bebidas — um setor que emprega tanta gente e movimenta tantas famílias, tantas vidas. Ter esse movimento de reconhecimento é muito bacana para a gente, como Purgatório, mas é também muito importante para todo mundo: minha equipe toda que trabalha, da hostess ao bartender, ao chefe de cozinha. É super importante e estamos muito felizes. Para todos que participam e querem muito estar aqui nos próximos anos, este é um momento essencial para exaltar a gastronomia e a coquetelaria da Bahia. Então, eu estou muito feliz”, afirmou Peu.
Destaques
Nos destaques, o restaurante Casa de Tereza, venceu com o Melhor Programa de Sustentabilidade; o Bella Napoli, como Melhor Experiência para Famílias; e o Puxadinho, como Melhor Lugar para um Date. Já como Melhor Lugar para Socializar, quem levou o prêmio foi o Soho Marina; e como Melhor Pet Friendly, o Mamma Jamma recebeu a maioria dos votos. O restaurante Mais Avaliado em quantidades de votos pelos jurados e público foi o italiano Alfredo’Ro.
Profissionais
Na categoria de Melhor Restaurateur, Vini Figueira recebeu as honras. Além disso, o restaurante Vini Mar, uma de suas operações, recebeu o troféu de Melhor Restaurante de Peixes e Frutos do Mar. Para ele, a realização de uma premiação de alto nível dedicada à gastronomia é fundamental. “Um prêmio como este traz seriedade e reconhecimento para a nossa Bahia. Recebê-lo é motivo de grande felicidade, sobretudo por se tratar de uma iniciativa sólida, que valoriza e fortalece, a cada dia, a gastronomia do nosso estado”, afirmou.
Na área de confeitaria, a chef Kafe Bassi, venceu como Melhor Chef Patissier. Ao lado de Dante Bassi, ela é uma das idealizadoras do restaurante Manga, que levou o prêmio como Melhor Experiência Gastronômica.
“É maravilhoso termos esse prêmio em Salvador. Estamos acostumados a ver iniciativas assim em São Paulo, mas aqui ainda não havia. Estou superfeliz, pois conquistamos o prêmio de Melhor Experiência e também o de Melhor Confeitaria. Este é, sem dúvida, um dos dias mais felizes para mim. O reconhecimento potencializa ainda mais o cenário gastronômico de Salvador, valorizando os muitos restaurantes e talentos que temos na cidade. A partir de agora, tudo isso será ainda mais reconhecido, o que é muito bonito”, afirmou Kafe.
Melhores Temáticos
O Healthy por Victoria Cintra venceu na categoria de Melhor Restaurante de Comida Saudável; o Gero, no Fasano, na de Melhor Cozinha Italiana, e a Casa Vidal, na de Melhor Cozinha Mediterrânea. Como Melhor Restaurante de Cozinha Asiática, o prêmio foi para o Zuuk e, no segmento de carnes, quem levou o título de Melhor Restaurante de Carnes foi o Barbacoa.
A Melhor Sorveteria, escolhida pelo júri e público, foi Crema Gelato Italiano, e o Melhor Acarajé, foi o Acarajé da Cira. Já o prêmio de Melhor Hamburgueria foi para o Brutus; Melhor Pizzaria, para a Acqua & Farina; e Melhor Padaria, para Paneville. Quem venceu com o Melhor Café da Manhã, foi a Padó; como Melhor Cafeteria, o Yolo Coffee Bar, e como Melhor Doceria, a Frio Gostoso.
Jurados e Guia gastronômico
Com avaliação criteriosa e democrática, que uniu júri técnico especializado e votação popular, o prêmio presenteou a capital baiana com o Guia Melhores da Gastronomia – um roteiro completo de restaurantes e profissionais que se destacam na arte de servir bem à mesa – lançado e distribuído durante a cerimônia para todos os convidados.
Em sua primeira edição, o prêmio contou com um júri técnico plural e apaixonado – que votou de forma anônima durante as visitas aos estabelecimentos – formado por nomes de diferentes áreas — da comunicação à arquitetura, da gastronomia à tecnologia, da literatura à antropologia. São eles: Aninha Franco, Bruno Porciúncula, Camila Marinho, Claudio Carvalho, Claudio Valverde, Cris Montenegro, Fabiola Secchin, Fausto Franco, Graça Valadares, Illus Sancho, José Mion, Lili Almeida, Linda Bezerra, Lucas Carneiro, Luciana Gomes, Luciana Villas Boas, Pedro Dornas, Regina Weckerle, Silas Lopes, Tereza Carvalho, Tiara Barreto e Vilson Caetano.
O Prêmio Melhores da Gastronomia é assinado pela promoter e produtora de eventos Licia Fabio, pelo jornalista e crítico gastronômico Ronaldo Jacobina e pelo contador Paulo Neto, CEO do HubNexxo, empresa especializada em contabilidade para restaurantes.
“Tivemos muito cuidado em fazer uma curadoria bastante criteriosa. Foram 22 jurados soberanos, que trabalharam com afinco, responsabilidade e critérios ao longo de seis meses, e o resultado foi esse que vimos hoje. Às vezes, é claro, não agrada a todos, mas o corpo de jurados é soberano. Se eles escolheram, são esses os eleitos. Estamos felizes porque, de uma forma ou de outra, todo mundo saiu ganhando. A votação popular também teve seu espaço. O mais importante de tudo isso foi fomentar, movimentar e reunir o trade da gastronomia baiana nessa grande festa de celebração”, destacou Ronaldo Jacobina.
Lícia Fabio ainda completou dizendo que a intenção é que o evento passe a integrar o calendário fixo da cidade. “A gente pretende que ele seja anual, porque as revistas saíram da Bahia, né? E a gente está colocando isso aí como: ‘oh, bem-vindo, parabéns, obrigada pelo que você está fazendo’. Na verdade, esses chefs, esses restaurantes todos… o que eles estão fazendo é, assim, premiar o cidadão baiano — desde a simplicidade do acarajé, do cachorro-quente, até a alta gastronomia. Isso deixa a gente muito feliz”, completou Licia.
“O Prêmio Melhores da Gastronomia vem para cobrir uma lacuna. Salvador hoje é um roteiro gastronômico e não tinha nenhuma premiação de nível que exaltasse a culinária da cidade. O prêmio veio para isso, e foi tão amplo que contou com mais de 43 mil avaliações, incluindo jurados secretos e a participação popular. Temos, agora, um prêmio gigante, do tamanho da gastronomia da Bahia”, declarou Paulo Neto.
|Patrocinadores
Já o coordenador da CAR, do Governo do Estado, Ivan Leite Fontes, afirmou que o evento é de grande relevância, pois reconhece e valoriza os melhores profissionais da área. “O Governo do Estado demonstra um forte interesse no tema, considerando que a alimentação saudável e de qualidade está diretamente ligada à sustentabilidade. Por isso, a gestão estadual reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas como esta, que contribuem para o fortalecimento da gastronomia e para a promoção de hábitos alimentares mais conscientes”.
Ivana Bastos, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ressaltou a importância do evento no cenário gastronômico de Salvador e da Bahia, destacando que o estado tem sua diversidade também expressa nos temperos. “A gastronomia da nossa terra tanto nos orgulha. Hoje estamos aqui escolhendo os melhores entre tantos outros talentos que existem. Para mim, é motivo de alegria, de satisfação e de orgulho, porque a gastronomia da Bahia faz parte do Brasil e do mundo. Quando a gente fala de Bahia, fala do Senhor do Bonfim, fala de Irmã Dulce, mas fala também da gastronomia”, revelou Ivana.
Além disso, a vice-prefeita de Salvador e Secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, enfatizou que a capital da Bahia está muito feliz e honrada com este prêmio. “Ter uma cidade reconhecida como referência em gastronomia e sabores, por meio de um prêmio como este, é uma forma de fortalecer ainda mais o setor e incentivar que todos se aprimorem nessa experiência gastronômica”.
O Prêmio Melhores da Gastronomia conta com o Governo do Estado da Bahia, por meio da CAR/SDR, na cota Apresenta. Como Patrocínio Master, a iniciativa reúne a Prefeitura de Salvador, através da Saltur, e a Hubnexxo. Já no Patrocínio Prata, marcam presença empresas e instituições de peso como Foodqualy, Vertrau e Centro de Convenções Salvador (CCS). O evento ainda recebe o apoio da Bispo Eventos, Falaê, Florella, Suporte Eventos, Salvador Shopping, SOST, Coca-Cola, Aperol Spritz, Florense, Casacor Bahia e Mandala Marketing. A realização é de Licia Fabio Produções e Ronaldo Jacobina, com media partner do Jornal Correio.
Confira os vencedores de todas as categorias
DESTAQUES
MELHORES PROFISSIONAIS
Foto: Tati Freitas e Lucas Assis